GEOGRAFIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, AUTONOMIA DOCENTE E QUESTÃO CONCEITUAL:

tecendo ligações

Autores

  • Edimar Eder Batista SEE-PR

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1035

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões teóricas acerca do ensino de Geografia na educação básica, no intuito de problematizar a Geografia escolar enquanto leitura espacial de mundo. Entende-se que sua constituição requer que a atuação do professor e dos alunos, nos processos de ensino e aprendizagem, ocorra segundo as perspectivas da educação geográfica, cuja efetivação atrela-se à construção de discursos e de um vocabulário geográficos possíveis somente via apropriação conceitual. Identificou-se a autonomia docente como o meio, o elemento propiciador das possíveis ligações tecidas entre Geografia escolar, educação geográfica e questão conceitual, e propôs-se um desenho para tal tessitura. Espera-se que este texto contribua para a atuação docente geográfica autônoma e autoral e para a assunção do professor de Geografia enquanto sujeito epistêmico. 

Palavras-chave

Geografia escolar, Atuação docente, Professor, Autonomia docente, Conceitos.

 

SCHOOL GEOGRAPHY, GEOGRAPHIC EDUCATION, TEACHING AUTONOMY AND CONCEPTUAL ISSUE: making connections

Abstract

This article presents some theoretical reflections about the teaching of Geography in basic education, in order to discuss school Geography as a spatial reading of the world. It is understood that its constitution requires that the performance of the teacher and the students, in the teaching and learning processes, take place according to the perspectives of geographic education, whose implementation is linked to the construction of speeches and some geographical vocabulary possible only via conceptual appropriation. Teaching autonomy was identified as the means, the element that facilitates the potential connections made between school geography, geographic education and conceptual issues, and a design was proposed for such organization. It is expected that this text will contribute to an autonomous and authorial geographical teaching performance and to the assumption of the Geography teacher as an epistemic subject.

Keywords

School geography, Teaching performance, Teacher, Teaching autonomy, Concepts.

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Publicado

2021-05-20

Como Citar

Eder Batista, E. . (2021). GEOGRAFIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, AUTONOMIA DOCENTE E QUESTÃO CONCEITUAL:: tecendo ligações. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–27. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1035