O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE FORMADORES: superar o modelo, ultrapassar a técnica, efetivar a reflexão

  • Anna Maria Kovacs KHAOULE Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Porangatu. Professora titular de Didáticas, Práticas e Estágios em Geografia. Mestre em Geografia (UFG/2008)
  • Euzebio Fernandes de CARVALHO Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária da cidade de Goiás. Professor titular de Didáticas, Práticas e Estágios em História. Mestre em História (UFG/2008)
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Pesquisa em estágio. Formação Reflexiva de Professores.

Resumo

O atual embasamento teórico que orienta a realização do estágio nos cursos de formação de professores aponta para a necessidade de superação da dicotomia teoria/prática. Esse percurso teórico convida-nos a discutir sobre o processo de formação profissional não mais baseada na racionalidade técnica e ou na prática modelar, mas na reflexão (entendida em relação ao paradigma da formação reflexiva de professores) e na investigação e pesquisa do cotidiano docente. Neste artigo, balisados pelos pressupostos da reflexividade, apresentamos uma discussão introdutória sobre as concepções que orientam a realização do estágio nas licenciaturas bem como as suas consequências para a formação de professores. Concluímos que o estreitamento entre teoria e prática e a compreensão do estágio como momento singular para a produção de conhecimento sobre o ensino/aprendizagem são duas formas pontuais de superar as concepções tradicionais (técnica e modelar) de realização do estágio.

Palavras-chave

Estágio supervisionado, Pesquisa em estágio, Formação reflexiva de professores.

 

TEACHER TRAINING: overcome the model, exceed the technique rationality, ensure the reflective aproach in the teacher education

Abstract

The current theoretical framework that guides the develpment of practical courses in teacher training points to the need of overcoming the theory / practice dichotomy. Furthemore, it invites us to think over the process of training no longer based on technical rationality or practice model, but reflecting upon (reflective teacher education) and research of ongoing teaching process and his duty. This article, supported by the specialized literature, we present an introductory discussion about the concepts that guide the implementation of teachers´ preservice (trainee teachers) in undergraduate courses as well as the consequences for the teacher training. We conclude that by narrowing theory and practice as well as understanding the trainee process as a singular moment for building knowledge about the teaching / learning (process) are two specific ways to overcome traditional conceptions (technical and modeling) of concluding the internship.

Keywords

Supervised stage, Researches stage, Reflective teacher training.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br


 

Biografia do Autor

Anna Maria Kovacs KHAOULE, Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Porangatu. Professora titular de Didáticas, Práticas e Estágios em Geografia. Mestre em Geografia (UFG/2008)
Professora de Didáticas, Práticas e Estágios em História, na Universidade Estadual de Goiás, na Unidade Universitária de Porangatu. Mestre em História (UFG/2008)
Publicado
2014-09-30