ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA: pautas contemporâneas em debate

  • Izabella Peracini Bento
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem em Geografia, Conhecimento Geográfico, Trabalho Docente em Geografia.

Resumo

Este artigo objetiva discutir elementos característicos do processo de ensinar e aprender Geografia, fundamentando-se em orientações teóricas do campo acadêmico brasileiro. Para uma melhor compreensão desse processo de ensino e aprendizagem, faz-se necessário conhecer quais são as referências básicas atuais que norteiam os trabalhos sobre esse ensino e quais são as propostas e as orientações da didática que consolidam esse campo de pesquisa no Brasil. Este ensaio teórico visa a um entendimento do trabalho docente em Geografia, observando-se, especificamente, que importância é dada às motivações dos alunos e à valorização do lugar enquanto uma mediação didática potencial à construção do conhecimento geográfico. Essa abordagem inicial possibilita um entendimento do trabalho docente e sua relação com o processo de ensino/aprendizagem. Busca-se traçar um breve histórico sobra a Geografia escolar, dando destaque à importância de redefinir a relação ensino/aprendizagem ao se traçar o caminho da formação de conceitos, da descoberta, a partir da realidade vivida pelo aluno. Nesse cenário, surgem novas trajetórias na investigação sobre o ensino de Geografia, e as orientações para o trabalho docente com essa matéria escolar vão se reconstruindo. O ensino é um processo de construção de conhecimentos e o aluno é sujeito ativo nesse processo, o professor e a Geografia são mediações importantes para promover uma mudança na relação do sujeito com o mundo.

Palavras-chave

Ensino-aprendizagem em Geografia, Conhecimento geográfico, Trabalho docente em Geografia.


ENSEÑAR Y APRENDER GEOGRAFÍA: pautas contemporaneas en debate

Resumen

Este ensayo teórico desea discutir elementos característicos del proceso de enseñar y aprender Geografía, fundamentados en orientaciones teóricas del campo académico brasileño. Para una mejor comprensión de este proceso de enseñanza y aprendizaje, se hace necesario conocer algunas de las referencias básicas actuales que nortean los trabajos sobre esa enseñanza y cuales son las propuestas y las orientaciones de la didáctica que consolidan ese campo de investigación en Brasil. En ese sentido, este ensayo tiene como objetivo un entendimiento del trabajo docente en Geografía, observándose, específicamente que importancia es dada a las motivaciones de los alumnos y a la valorización del lugar en cuanto una mediación didáctica potencial a la construcción del conocimiento geográfico. Ese abordaje inicial posibilita un entendimiento del trabajo docente y su relación con el proceso de enseñanza/aprendizaje. Se busca trazar un breve recorrido sobre la Geografía escolar, destacando la importancia de redefinir la relación enseñanza/aprendizaje al trazar el camino de la formación de conceptos, de la descubierta a partir de la realidad vivida por el alumno.   En ese escenario, surgen nuevas trayectorias en la investigación sobre la enseñanza de la Geografía, y las orientaciones para el trabajo docente con esa materia escolar se van reconstruyendo. La enseñanza es un proceso de construcción de conocimientos y el alumno es sujeto activo en ese proceso, el profesor y la Geografía son mediaciones importantes para promover un cambio en la relación del sujeto con el mundo.

Palabras-clave

Enseñanza-aprendizaje en Geografía, Conocimiento geográfico, Trabajo docente en Geografía.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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Publicado
2014-09-30