OUTRO OLHAR SOBRE O LUGAR: manejar as lentes para redescobrir o espaço vivido

Hanilton Ribeiro de Souza, Luciana Cristina Teixeira de Souza

Resumo


Tendo como referência a importância da relação com a cidade como espaço vivido e as diversas maneiras de percebê-la, neste trabalho buscamos partilhar as experiências construídas conjuntamente entre professores/as do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus V – Santo Antonio de Jesus/BA) e discentes do ensino médio do Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, localizado no município de mesmo nome. Reunimos reflexões oriundas das nossas experimentações analisando produções inovadoras como resultado das atividades elaboradas pelos/os sujeitos envolvidos nas práticas vivenciadas no cotidiano escolar em confronto com pensamentos e ideias forjadas no cotidiano acadêmico dos/as autores/as. Para tal feito, a premissa mais importante aqui confere ao mundo das imagens o potencial de descobertas e construção de conhecimento em sua interface com o mundo da educação. Ademais, procuramos evidenciar a importância da construção coletiva e interdisciplinar orientada pela concepção curricular presente nas proposições das práticas indicadas pelos/as professores/as em Geografia.

Palavras-chave

Geografia, Ensino, Cidade, Imagem, Fotografia.


OTRA MIRADA EN EL LUGAR: manejar las lentes para redescubrir el espacio vivido

Resumen

Teniendo como referencia la importancia de la relación con la ciudad como espacio vivido y las diversas formas de percibirla, en este trabalho buscamos compartir las experiencias construidas conjuntamente entre profesores/as del curso de Licenciatura en Geografia de la Universidad del Estado de Bahia (UNEB– Campus V – Santo Antonio de Jesus/BA) y estudiantes de la enseñanza media del Colegio Estadual Polivalente de Castro Alves, localizado en el municipio del mismo nombre. Reunimos reflexiones sobre nuestras experiencias analizando producciones innovadoras como resultado de las actividades elaboradas por los sujeitos involucrados em las prácticas vividas cotidianamente em el ambiente escolar em contraposición con los pensamientos e ideas creados cotidianamente em el mundo académico de los/las autores, centrándonos en el mundo de las imágenes y en el potencial de construcción del conocimiento dentro del mundo de la educación. Además, procuramos resaltar la importancia de la construcción colectiva e interdisciplinar del conocimiento orientada por la concepción curricular presente en las propuestas de las prácticas indicadas por los/las professores/as de Geografía.

Palabras clave

Geografía, Educación, Ciudad, Imagen, Fotografía.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.