REFLETINDO SOBRE O ESPAÇO VIVIDO: o lugar na construção dos conhecimentos geográficos

  • Helenize Carlos de Macêdo
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Lugar, Cotidiano

Resumo

O ensino de Geografia nas escolas da educação básica tem como objetivo a formação para a cidadania, ou seja, proporcionar a leitura espacial, entendendo as relações socioespaciais no decorrer da história e suas implicações no mundo atual, de forma que os discentes tenham uma visão crítica sobre sua realidade e possam intervir sobre ela. Porém, para que o ensino da Geografia alcance os seus objetivos, se faz necessário que os professores busquem incorporar metodologias que privilegiem a construção de conhecimentos, e que estes privilegiem a realidade dos alunos. Nesse sentido, o estudo da Geografia a partir do lugar se mostra oportuno, tendo em vista aproximar os saberes cotidianos e os saberes escolares, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Assim, esse trabalho objetiva discutir a importância do estudo do lugar nas aulas de Geografia, e relatar uma experiência vivenciada em sala de aula com os alunos do 6o ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Marinheiro, Juazeirinho – PB. Utilizou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica e a análise dos textos produzidos pelos alunos. Os resultados foram satisfatórios e demonstraram a importância do estudo do lugar, das experiências dos alunos na construção dos conhecimentos geográficos e sobre o tema problemas ambientais.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de Geografia, Lugar, Cotidiano. 


REFLECTING ABOUT THE EXPERIENCE OF LIVED SPACE: the place in construction of knowledge geographic

ABSTRACT

The teaching of geography in schools of elementary education has as objective the citizenship training, that is, provide the spatial reading, understanding the socio-spatial relations derives from history and its implications in today's world, so that students have a critical view about their reality and to intervene on it. However, for the teaching of Geography reach your goals, it is necessary that teachers seek to incorporate methodologies that favor the construction of knowledge and suited to the reality of students. In this sense, the study of Geography from the place it seems appropriate, in order to approximate the daily knowledge and school knowledge, contributing to a significant learning. Thus, this paper discusses the importance of the study of place in Geography lessons, and relate an experience lived in the classroom with students of the 6th year of the Municipal School of Basic Education Severino Marinheiro, Juazeirinho - PB. Was used as methodology, literature review and analysis of the texts produced by the students. The results were satisfactory and demonstrated the importance of the study of the place, the experiences of students in the construction of geographical knowledge and on the theme environmental problems.

KEYWORDS

Geography, Teaching, Place, Daily. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Biografia do Autor

Helenize Carlos de Macêdo
Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Professora da Educação Básica.
Publicado
2016-01-12