REFLEXÕES SOBRE O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE DE ÁREAS URBANAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA URBANA EM FORTALEZA/CEARÁ

Rosilene Aires

Resumo


Este artigo expõe uma experiência pedagógica realizada em 2012 com 80 alunos do 2o ano do Ensino Médio diurno da Escola de Ensino Fundamental e Médio Senador Osires Pontes em Fortaleza- Ceará. Esta vivência demonstrou como o uso pedagógico de imagens pode auxiliar no ensino de conteúdos geográficos. A metodologia baseou-se em estudo e análise de imagens de satélite de áreas urbanas, confecção e interpretação de croquis e elaboração e aplicação de questionários pelos estudantes no bairro. Em seguida, dialogou-se sobre as respostas do público-alvo, diante dos recursos didáticos e do método de ensino escolhido na abordagem dos conteúdos. Esta prática melhorou a aprendizagem dos participantes sobre sua realidade. 

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Imagens de satélite, Linguagem cartográfica, Espaço urbano.


REFLECTIONS ON THE USO OF SATELLITE IMAGERY FOR THE TEACHING-LEARNING OF URBAN GEOGRAPHY CONTENTS IN FORTALEZA/CEARÁ

Abstract

This paper exposes a didactic experience realized in 2012 with 80 students of the daytime secondary education from school E.E.F.M Senador Osires Pontes in Fortaleza - Ceará. This experience demonstrated how the school use of satellite imagery can aid in the geography teaching. The methodology was based on study and analysis of satellite images of urban areas, making drawings and application of questionnaires by students in the neighborhood. After that, discussed about the cognitive responses of students from didactic resources and teaching method chosen to approach of the contents. This practice improved learning of all students about its reality.

Keywords

Geography education, Satellite imagery, Cartographic language, Urban space.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br


Palavras-chave


Ensino de Geografia; alfabetização cartográfica; evasão escolar; sensoriamento remoto.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.