O OLHAR DOS ESTAGIÁRIOS NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA

Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Estagiários, Universidade e escola.

Resumo

O presente trabalho trata-se de um recorte da dissertação de mestrado intitulada “O Estágio na Formação do Professor de Geografia: relação universidade e escola”. Ao considerar o processo de formação do professor de Geografia, o estágio é um componente curricular potencializador da relação universidade e escola, mesmo sabendo das lacunas existentes para uma efetiva aproximação interinstitucional. Por esse motivo, primeiramente, o texto faz-se uma breve síntese da pesquisa realizada apresentando seu objeto de estudo, objetivos, sujeitos da pesquisa e metodologia. Na sequência, apresentar-se-á a visão dos estagiários sobre o Estágio Supervisionado de Geografia da UEG no contexto da relação universidade-escola. Para tanto, utiliza-se cinco indicadores ilustrativos para amostrar a visão dos sujeitos pesquisados sobre o estágio. A saber, as motivações para a realização do estágio; as dificuldades enfrentadas; a superação de tais dificuldades; as contribuições do estágio para a formação profissional; e a importância do estágio na relação universidade e escola. Contudo, foi possível constatar o olhar dos estagiários sobre o estágio ao abordar cada um dos indicadores, pois trouxeram vários elementos/fatores para a discussão, no intuito de se refletir acerca de como o estágio vem sendo efetivado nessa instituição, apontando limites e possibilidades na relação universidade e escola.

Palavras-chave

Estágio Supervisionado, Estagiários, Universidade e escola.


THE VIEW OF INTERNS IN THE UNIVERSITY AND SCHOOL RELATIONSHIP

Abstract

The present work is a clipping of the master dissertation entitled “Internships in the formation process of geography teachers: university and school relationship”. When considering the formation process of geography teachers, the internship is a curricular component that enhances the university and school relationship, even knowing of the existing gaps for an effective inter-institutional approach. For this reason, first, the text has a brief summary of the research conducted presenting its study matter, objectives, research subjects and methodology. Following, the vision of the interns of the Supervised Internship in Geography of UEG in the context of the university-school relationship will be presented. For this, five illustrative indicators are used to show the view of the research subjects in relations to the internship. Namely, the motivations for carrying out the internship; the difficulties encountered; overcoming such difficulties; and the importance of the internship in the university and school relationship. However, it was possible to establish the view of interns about the internship when approaching each indicator, as they brought many elements/factors for discussion, with the aim to reflect about how the internships have been made effective in this institution, pointing limits and possibilities in the university and school relationship.

Keywords

Supervised internship, Interns, University and school.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Biografia do Autor

Claudia do Carmo Rosa, Universidade Estadual de Goiás
Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (1999) . Especialista em O Ensino e a Pesquisa em Geografia do Brasil pela Universidade Federal de Goiás (2001). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Atualmente é professora de Geografia na rede pública de ensino estadual e professora efetiva de Didática, Prática Docente e Estágio Supervisionado em Geografia na Universidade Estadual de Goiás - UEG, Câmpus Porangatu. Discente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IESA/UFG), nível doutorado.
Publicado
2016-08-15