EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIA ESCOLAR: avaliação do hipermapa de Quevedos (RS)

Natália Lampert Batista, Roberto Cassol, Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo


A Cartografia Escolar permite a contextualização da realidade e pode aliar-se à Educação Ambiental, pois viabiliza retratar inúmeras facetas da totalidade, possibilitando uma leitura reflexiva sobre os aspectos levantados pela discussão ambiental. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a avaliação de um recurso digital de ensino e aprendizagem vinculado a Cartografia Escolar (Hipermapa) que permite um diálogo entre a realidade ambiental local e as concepções teóricas de Educação Ambiental referente ao município de Quevedos, RS, Brasil. Dessa maneira, o Hipermapa apresenta um cenário da realidade ambiental do município, dinâmico e interativo, que possibilita ao aluno circular por distintos caminhos e construir uma noção mais abrangente frente à realidade ambiental local sob o enfoque do Ensino de Geografia. 

Palavras-chave

Cartografia Escolar, Ensino de Geografia, Educação Ambiental.


ENVIRONMENTAL EDUCATION AND SCHOOL MAPPING: hypermap of Quevedos (RS) evaluation

Abstract

The School Cartography allows contextualization of reality and can ally itself with the environmental education because enables portray numerous facets of the total, allowing a reflective reading about the issues raised by the environmental discussion. In this sense, this paper aims to present a digital resource for teaching and learning linked to School Cartography (hypermap) enabling a dialogue between the local environmental reality and the theoretical conceptions of environmental education concerning the municipality of Quevedos, RS, Brazil. Thus, the hypermap presents a scenario of environmental reality of the city, dynamic and interactive, which allows the circular pupil by different paths and build a broader notion outside the local environmental reality from the standpoint of Geography Teaching.

Keywords

School Cartography, Geography Teaching, Environmental Education.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br


Palavras-chave


Cartografia Escolar. Ensino de Geografia. Educação Ambiental.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.