PREFÁCIO DOSSIÊ - GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jader Janer Moreira Lopes, Maria Lidia Bueno Fernandes

Resumo


Este Dossiê sobre a Geografia na Educação Infantil e Anos Iniciais se propõe a discutir e apresentar um campo de investigação que vem sendo estudada e pesquisada pela comunidade geográfica brasileira, consistindo, inclusive, num recorte com muito destaque na produção científica da área de Ensino de Geografia ao longo das últimas décadas. No entanto, a produção dessas pesquisas apresenta-se pulverizada nos inúmeros periódicos de geografia e educação e em anais de eventos como nos de Prática de Ensino de Geografia, Encontro Nacional de Geógrafo, Fala Professor e Encontro Nacional da ANPEGE. Com esse dossiê, a Revista Brasileira de Educação em Geografia acredita que está dando um importante passo na constituição e no fortalecimento das pesquisas em torno desses níveis de escolarização – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – pois congrega num único número artigos produzidos por pesquisadores de diferentes estados e universidades brasileiras, revelando-nos a diversidade de temáticas e, ao mesmo tempo, a riqueza de enfoques teórico-metodológicos em que a temática vem sendo pesquisada. 


Palavras-chave


Geografia Escolar, Educação Infantil, Anos Iniciais, Crianças

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.