ATRAVESSANDO SABERES: a geograficidade da infância nos anos iniciais da Educação Básica

  • Marcio da Costa Berbat UNIRIO
  • Humberto Goulart Guimarães UNIRIO
  • Daiane Magalhães Moreira Torres UNIRIO
Palavras-chave: Geografia da Infância, Ensino de Geografia, Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo é um relato da pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) referente ao trabalho docente no curso de licenciatura em pedagogia a Distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no Polo Presencial de Rio Bonito. Com enfoque na Geografia da Infância, buscando o entendimento da geograficidade das crianças na educação infantil almejando compreender como a espacialidade e as territorialidades das crianças auxiliam no entendimento desta geograficidade enquanto condição do âmbito vivido das crianças nas aulas de geografia na escola. Os objetivos específicos da pesquisa foram: 1) Analisar as diretrizes curriculares nacionais para o ensino da geografia na educação infantil; 2) Observar as práticas pedagógicas ligadas ao ensino e a vivência da Geografia da Infância, buscando conhecer os seus aspectos norteadores; 3) Investigar os principais suportes que o município de Rio Bonito oferece para o trabalho com a geografia na educação infantil. Utilizou-se como metodologia a interação entre as obras de geógrafos, pensadores da educação infantil, da Geografia da Infância e a observação participante em sala durante o período da pesquisa visando propiciar uma interpretação menos fragmentada entre teoria e prática. Durante o processo de atuação da pesquisa entendeu-se que está em curso um novo paradigma de educação compreendendo que a escola em diversos momentos ainda utiliza metodologias e conteúdos tradicionais, de forma mecânica. Percebeu-se que quando o professor (a) utiliza outras ferramentas de aprendizagem, como atividades e dinâmicas que envolvem a interação, a experimentação e as brincadeiras, o processo de construção do conhecimento das crianças ocorre de forma mais prazerosa e significativa. 

Palavras-chave

Geografia da Infância, Ensino de Geografia, Educação Infantil.


GOING THROUGH KNOWLEDGE: the geographicity childhood in the early years of basic education

Abstract

This article is an account of scientific initiation research (PIBIC) for the teaching in the course of degree in pedagogy Distance of State Federal University of Rio de Janeiro (UNIRIO) in presencial polo Rio Bonito. Focusing on Geography of Childhood, seeking the understanding of geographicity children in kindergarten aiming to understand how the spatiality and territoriality of children assist in the understanding of this condition geographicity while the scope of children lived in geography lessons at school. The specific objectives of the research were: 1) To review the national curriculum guidelines for the teaching of geography in early childhood education; 2) observe the pedagogical practices related to teaching and the experience of Geography of Childhood, seeking to know their guiding aspects; 3) To investigate the main supports that Rio Bonito offers to work with geography in early childhood education. It was used as methodology the interaction between the works of geographers, thinkers of early childhood education, the Childhood Geography and participant observation in the classroom during the research period in order to provide a less fragmented interpretation of theory and practice. During the search operation process it was understood that there is an ongoing new education paradigm comprising the school at different times still uses traditional methods and content, mechanically. It was noticed that when the teacher (a) use other learning tools such as activities and dynamics involving the interaction, experimentation and play, the construction process of knowledge of children is more enjoyable and meaningful way.

Keywords

Childhood Geography, Geography Education, Childhood Education.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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Publicado
2016-08-15