RECONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA E CURRÍCULO: uma crítica ao conceito de hibridismo a partir do currículo paulista de Geografia

Juan Lomardo, Antonio Fernando Gouvêa da Silva

Resumo


Este breve artigo tem como proscênio o currículo escolar e por pano de fundo a relação entre políticas públicas e currículo, através de um fio condutor que se baseia na questão: a produção científica atual sobre currículo é apropriada e recontextualizada pela política curricular oficial? Para tanto, realiza-se a análise de dois conceitos muito presentes no campo da pesquisa em currículo no Brasil, recontextualização e hibridismo, a partir de comparações feitas com base no currículo de Geografia do Ensino Médio da rede estadual paulista. As proposições que deram origem ao presente texto surgiram da análise do texto Política de currículo: recontextualização e hibridismo, de autoria de Alice Casimiro Lopes.

Palavras-chave

Currículo, Recontexualização, Hibridismo.


THEORETICAL RECONTEXTUALIZATION AND CURRICULUM: a critical to the hybridity concept

Abstract

The main subject of this article is the educational curriculum and its background is the relation between public politics  and curriculum. The chosen path is based in the following question: is the current scientific prodution, regarding curriculum, suitable and recontextualized by the current curriculum? Therefore, the analysis of two very present concepts in the field needs to be made: recontextualization and hybridity. The propositions herein came from the analysis of the text Política de currículo: recontextualização e hibridismo, by Alice Casimiro Lopes.

Keywords

Curriculum, Recontextualization, Hybridity.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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Palavras-chave


Cúrriculo; recontexualização; hibridismo

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