O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: reflexões sobre formação e práticas pedagógicas

Tânia Paula Silva, Laura Regina Silva

Resumo


No presente trabalho busca-se analisar e refletir sobre o ensino de Geografia na trajetória acadêmica e escolar dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes em Cáceres/MT. A preocupação central é compreender se os conhecimentos geográficos adquiridos na vida acadêmica dos professores que proporcionam a construção de uma prática docente significativa, que contribua para promover a alfabetização geográfica dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançarmos os objetivos propostos realizamos pesquisa bibliográfica que retrata a problemática do ensino de Geografia nos anos iniciais e a formação docente; pesquisa documental no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres-MT e pesquisa de campo para entrevista com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental em uma Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes. A sistematização de nossas observações e dados coletados nos permite ressaltar a importância da preparação, qualificação e formação continuada dos professores pedagogos, para que estejam preparados para a prática docente, possibilitando a alfabetização geográfica aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de Geografia. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação docente. Práticas pedagógicas. Conhecimentos geográficos.


THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE INITIAL YEARS OF MIDDLE SCHOOL: reflections on training and pedagogical practices

ABSTRACT

In the present work, we seek to analyze and reflect on the teaching of Geography in the academic and school trajectory of the teachers in the initial years of middle school in a public school Dr. José Rodrigues Fontes in Cáceres/MT. The central concern is to understand if the geographical knowledge acquired in academic life of the teachers, provide the construction of a meaningful teaching practice, that will contribute to promote the geographical literacy of students in the initial years of middle School. In order to reach the proposed objectives, we carried out a bibliographical research that portrays the problematic of the Geography teaching in the initial years and the teacher training; Documentary research in the Course of Pedagogy of the University of the State of Mato Grosso, Cáceres Campus/MT; and field research for interviews with the teachers in the initial years of Middle School in a State School Dr. José Rodrigues Fontes. The systematization of our observations and collected data, allows us to emphasize the importance of the preparation, qualification and continuous training of pedagogical teachers, so that they are prepared for the teaching practice, enabling the geographic literacy to the students in the initial years of Middle School .

KEYWORDS

Geography Teaching. Initial Years of Middle School. Teacher training. Pedagogical practices. Geographical knowledge.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br


Palavras-chave


Ensino de Geografia, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Formação Docente, Práticas Pedagógicas, Conhecimentos Geográficos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.