ENSINO DE GEOGRAFIA E GEOGRAFIA HUMANISTA: aproximações a partir da teoria paulofreiriana e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia

Rodrigo Capelle Suess, Cristina Maria Costa Leite

Resumo


O conhecimento geográfico escolar diferencia-se do conhecimento geográfico científico pelas condições de produção, pela organização, pela finalidade e outras especificidades. Os diversos horizontes do pensamento geográfico acabam influenciando no ensino de Geografia, tanto na sistematização de conteúdos, habilidades e competências como no modo de ensino-aprendizagem. A Geografia Humanista destaca-se pela ênfase dada ao ser humano, aos seus valores, experiências e universo vivido. Desse modo, esse trabalho visa propor aproximações entre a Geografia Escolar e a Geografia Humanista por meio da teoria paulofreiriana e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia. Acreditamos que essa teoria e esse documento contribuem para um processo de ensino- aprendizagem que leve os alunos a compreenderem melhor a si mesmo, o mundo em que vivem e que os permitam interferir no exercício da cidadania com uma atuação e inserção social mais consciente e humanista.

PALAVRAS-CHAVE

Geografia escolar. Humanismo. Fenomenologia.


TEACHING OF GEOGRAPHY AND HUMANIST GEOGRAPHY: approximations from the paulofreiriana theory and the National Curricular Parameters of Geography

ABSTRACT

School geographic knowledge differs from scientific geographic knowledge by the conditions of production, by organization, by purpose and other specificities. The diverse horizons of geographic thought end up influencing the teaching of Geography, both in the systematization of contents, skills and competences and in the teaching-learning mode. The humanist Geography stands out for its emphasis on human beings, their values, experiences and the lived universe. In this way, this work aims to propose approximations between School Geography and Humanist Geography through the paulofreiriana theory and of the National Curricular Parameters of Geography. We believe that these theory and this document contribute to a teaching-learning process that leads students to better understand themselves, the world they live in and that allow them to interfere in the exercise of citizenship with a more conscious and humanistic action and social insertion.

KEYWORDS

School geography. Humanism. Phenomenology.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br


Palavras-chave


Geografia escolar, Humanismo, Fenomenologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.