AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICITS DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Lilian De Sá Leite, Adriana de Sá Leite de Brito

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de contribuir para o processo de aprendizagem de alunos com Transtorno de Déficits de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas aulas de Geografia e de auxiliar professores, com sugestões metodológicas que favoreçam a concentração desses alunos e o entendimento dos principais conceitos geográficos. Para isso, analisamos o conceito de aprendizagem, a importância da escola enquanto instituição formal de ensino-aprendizagem e as possibilidades de melhorar o conhecimento em Geografia dos alunos com TDAH, no Município de Maracanaú (CE), através da colaboração de professores da área e da minha observância diária como professora do município em questão. Os resultados desta pesquisa se limitaram ao detalhamento dessas questões e de algumas sugestões metodológicas, abrindo caminhos para novas pesquisas e contribuindo para a valorização da aprendizagem de Geografia enquanto disciplina fundamental para o desenvolvimento crítico e social dos educandos.

PALAVRAS-CHAVE

Aprendizagem. Escola. TDAH. Geografia.


THE GEOGRAPHY LEARNING POSSIBILITIES FOR STUDENTS WITH DISTRIBUTION OF ATTENTION AND HYPERTABILITY (ADHD) DEFICITS

ABSTRACT

This study aims to contribute to the learning process of students with Attention-deficit/ hyperactivity disorder (ADHD) in Geography classes, and to assist teachers with methodological suggestions that favor the concentration of these students and the understanding of the main geographical concepts. To that end, we analyzed the concept of learning, the importance of the school as a formal teaching-learning institution and the possibilities of learning Geography in students with ADHD in the city of Maracanaú (CE, Brazil), through the collaboration of teachers of Geography and of my daily observance as teacher of the municipality in question. The results of this research were limited to the detailing of these questions and some methodological suggestions, opening the way for new researches and contributing to the appreciation of Geography learning as a fundamental discipline for the critical and social development of students.

KEYWORDS

Learning. School. ADHD. Geography.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br


Palavras-chave


Aprendizagem; Escola; TDAH;Geografia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.