CARTOGRAFIA ESCOLAR E ATLAS ESCOLARES MUNICIPAIS BRASIL/MOÇAMBIQUE: o estudo do espaço local e a formação de professores

Míriam Aparecida Bueno, Suzete Lourenço Buque

Resumo


Este artigo aborda a discussão sobre a importância do estudo do espaço local e de sua representação, a partir de atlas escolares municipais. Trata-se de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida em parceria entre a Universidade Federal de Goiás, no Brasil, e a Universidade Pedagógica de Moçambique, com financiamento do Governo Federal, através da CAPES/MEC. O objetivo desse trabalho é investigar o processo formativo do professor do Ensino Fundamental I e do Ensino Básico, que atua na rede pública de ensino, bem como a construção dos saberes geográficos, a partir da mediação com os atlas escolares municipais de Goiânia/Brasil e de Maputo/Moçambique. A metodologia de desenvolvimento da pesquisa consiste desde a realização de um levantamento bibliográfico, com referenciais teórico-metodológicos, focados na Cartografia Escolar, formação de professores e ensino de Geografia, até levantamentos de dados atualizados, em fontes primárias e secundárias, sobre os municípios em questão - Goiânia e Maputo. Os dados levantados não dizem respeito apenas às demandas curriculares, pelo contrário, buscam também contemplar as especificidades locais, o que faz com que o material contenha diferentes abordagens sobre o cotidiano dos alunos. Recentes pesquisas realizadas pela nossa equipe mostraram que a utilização de atlas escolares municipais (impressos) vem cada dia mais, contribuindo para a formação docente e a construção da cidadania.

PALAVRAS-CHAVE

Espaço local. Formação de professores. Ensino de Geografia. Cidadania. Cartografia Escolar. 


SCHOOL CARTOGRAPHY AND MUNICIPAL SCHOOL ATLAS BRAZIL/MOZAMBIQUE: the study of local space and teacher training

ABSTRACT

This article approaches the discussion about the importance of the study of local space and its representation, from municipal school atlases. It is a research that has been developed in partnership between the Federal University of Goiás in Brazil and the Pedagogical University of Mozambique, with funding from the Federal Government through CAPES / MEC. The objective of this work is to investigate the formative process of the Elementary School I teacher and of the Basic Education that works in the public school system, as well as the construction of geographic knowledge, from the mediation with the municipal school atlas of Goiânia / Brazil and Of Maputo / Mozambique. The research development methodology consists of a bibliographical survey, with theoretical and methodological references, focused on School Cartography, teacher training and Geography teaching, up to date surveys of primary and secondary sources on the municipalities in Question - Goiânia and Maputo. The data collected do not only concern the curricular demands, but also seek to take into account the local specificities, which means that the material contains different approaches to students' daily lives. Recent research carried out by our team showed that the use of municipal school atlas (printed) comes every day, contributing to teacher training and citizenship building.

KEYWORDS

Local space. Teacher training. Teaching Geography. Citizenship. School Cartography. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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