PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 8° ANO DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL ANTÔNIO PAES DE BARROS NO MUNICÍPIO DE COLIDER/MT

Dayane Miranda de Mattos, Leila Nalis Paiva da Silva Andrade, Bruna da Cruz Andrade

Resumo


A Educação Ambiental é uma ferramenta importante para a sensibilização da população. Nessa perspectiva, o trabalho objetivou analisar a percepção ambiental dos alunos e professores do 8° ano dos períodos matutino e vespertino da Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros no município de Colider/MT. Inicialmente, fez-se necessário a pesquisa bibliográfica e a aplicação dos trabalhos no ambiente escolar.  A pesquisa com os alunos foi dividida em duas etapas: primeira (palestra e observação) e a segunda (aplicação de questionários e confecção de mapas mentais). Para o desenvolvimento deste trabalho foi necessário compreender a realidade do aluno, sua percepção e suas interações com meio em que vive, por esse motivo realizou-se a princípio uma palestra para esclarecer dúvidas, buscar ideias e investigar o conhecimento dos alunos sobre meio ambiente. Analisando os dados, verificou-se que, cada aluno tem sua interpretação do espaço conforme seu conhecimento e pode-se perceber por meio dos sujeitos envolvidos (alunos e professores) a percepção diferenciada do ambiente. 

Palavras-chave

Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Mapa Mental


ENVIRONMENTAL PERCEPTION OF STUDENTS OF THE 8TH YEAR OF THE STATE SCHOOL OF COLONEL ANTÔNIO PAES DE BARROS IN THE MUNICIPALITY OF COLIDER/MT

Abstract

Environmental Education is an important tool for raising awareness among the population. Within this perspective, the objective of the study is to analyze the environmental perception of the eighth-year students and teachers in the morning and afternoon periods at the Coronel Antônio Paes de Barros State School in the municipality of Colider, Mato Grosso. First, we conducted the necessary bibliographic research and application of the works in the school environment. The research involving the students was divided into two parts: first, lecture and observation; and second, application of questionnaires and creation of mental maps. For the development of this study, we needed to understand the reality of the student, their perception and their interactions with the environment in which they live. To that end, a lecture was held at the beginning to answer questions, gather ideas and assess the students’ knowledge about the environment. Analysis of the data showed that each student interprets the space according to their knowledge, and the subjects involved (students and teachers) demonstrated the differential perceptions of the environment. 

Keywords

Environmental Education, Environmental Perception, Mental Map.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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Palavras-chave


Educação Ambiental; Percepção Ambiental; Mapa Mental

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