A CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS A PARTIR DE HISTÓRIAS INFANTIS: uma proposta de aprendizagem para a Geografia dos anos iniciais

Luana Maria Xavier Silva

Resumo


Apresentamos, nesse artigo, uma proposta pedagógica para o ensino de Geografia que articule a linguagem cartográfica com histórias infantis para a compreensão do espaço imaginário por estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental (EF). Nesse sentido objetivamos desenvolver uma estratégia de ensino que articule a linguagem cartográfica com histórias infantis para a compreensão do espaço imaginário por estudantes dos anos iniciais do EF. Compreendemos que uma história infantil auxilia na construção do conhecimento geográfico, uma vez que o estudante é instigado a imaginar o espaço da mesma construindo uma trajetória passível de ser representada.

PALAVRAS-CHAVE

Geografia Escolar. Linguagem cartográfica. Imaginário. Histórias infantis. 


LA CONSTRUCCIÓN DE MAPAS MENTALES A TRAVÉS DE HISTÓRIAS INFANTILES: una propuesta del aprendizaje de la Geografía en la educación primária

RESUMEN

En este artículo se presenta una propuesta pedagógica para la enseñanza de Geografía que articule el lenguaje cartográfico con historias infantiles para la comprensión del espacio imaginario por estudiantes del 5 ° año de la Educación Primária. En ese sentido pretendemos desarrollar una estrategia de enseñanza que articule el lenguaje cartográfico con historias infantiles, para la comprensión del espacio imaginario por estudiantes de los primeros anõs en la escuela. Comprendemos que una historia infantil auxilia en la construcción del conocimiento geográfico, una vez que el estudiante es instigado a imaginar el espacio de la misma construyendo una trayectoria posible de ser representada.

PALAVRAS-CLAVE

Geografía Escolar. Lenguaje cartográfica. Imaginario. Historias infantiles. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.