A UTILIZAÇÃO DO SIMCITY 5 COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Janaira Marques Leal Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Claudia Maria Sabóia de Aquino Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Raimundo Lenilde de Araújo
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Ensino Lúdico,

Resumo

O trabalho em questão visa contribuir para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem de geografia para além das aulas convencionais, favorecendo um ambiente de aprendizagem cooperativo, reflexivo e crítico, valendo-se dos avanços alcançados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), expressas através dos jogos eletrônicos, no qual o foco da presente pesquisa se volta para o jogo computacional Simcity 5, onde este configura-se como um software que possibilita explorar vários temas e conceitos básicos de geografia com ludicidade através da construção e gerenciamento de cidades. A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográficas, bem como pesquisa de campo na escola Centro de Ensino de Tempo Integral Governador Freitas Neto, situada na cidade de Teresina, Piauí. Constatou-se um maior interesse por parte dos alunos acerca do tema trabalhado em sala de aula a partir do emprego do jogo computacional Simcity 5.

PALAVRAS-CHAVE

Novas Metodologias, Ensino de geografia, Jogos Eletrônicos, Problemas Ambientais Urbanos.


THE USE OF SIMCITY 5 AS A TOOL FOR ANALYZING URBAN ENVIRONMENTAL PROBLEMS IN THE TEACHING OF GEOGRAPHY

ABSTRACT

The work in question aims to contribute to the improvement of the teaching and learning process of geography beyond conventional classes, favoring a cooperative, reflective and critical learning environment, taking into consideration the advances achieved by new information and communication technologies (ICTs), expressed through electronic games, in which the focus of this research is on the computer game SimCity 5, where it configures itself as a software that allows exploring various themes and Basic concepts of geography with ludicity through the construction and management of cities. The methodology was based on bibliographical research, as well as field research in the School Centro de Ensino de Tempo Integral Governador Freitas Neto, located in the city of Teresina, Piauí. It was found a greater interest on the part of the students about the theme worked in the classroom from the use of the computer game Simcity 5.

KEYWORDS

New methodologies, Geography teaching, Video games, Urban environmental problems.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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Biografia do Autor

Janaira Marques Leal, Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2011-2016). Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2017-2019). Atualmente participa do Grupo de Pesquisa de Estudos em Geografia Física do LABGEO/UFPI, atuando na linha de Planejamento ambiental. Tem interesse nos seguintes temas: Geografia Física; Geomorfologia; Análise Ambiental; Abordagem Sistêmica.
Claudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Geografia. Docente do Curso de Geografia e do Mestrado Acadêmico em Geografia

Universidade Federal do Piauí / Campus Ministro Petrônio Portela.

Publicado
2019-08-19