A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA ESCOLAR EM GEOGRAFIA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Leia de Andrade, Maria Teresa Machado Vilaça, Ruth Emília Nogueira

Resumo


O presente artigo é resultado de uma investigação sobre o ensino de cartografia em escolas de Portugal. Com o objetivo de compreender como estava o ensino de cartografia nos anos iniciais para as crianças com deficiência visual e normovisuais, por meio da análise dos livros didáticos utilizados pelos professores. Foram selecionados oito livros didáticos de Geografia dos anos iniciais, escolhidos critérios sobre como o conteúdo cartográfico é apresentado e analisados os conceitos de: orientação, lateralidade, proporção, projeção, escala e tipos de mapas. Os livros didáticos de Geografia observados concentram imagens das casas e do cotidiano dos estudantes. É por meio da utilização do livro como recurso que se apresentam os múltiplos aspectos dos conceitos relacionados com a cartografia, constituindo-se também como uma produção cultural em que as crianças constatam com diferentes linguagens. É preciso ainda destacar a importância dos métodos de ensino para a aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural das crianças com necessidades educativas especiais, ressaltando o papel da cartografia escolar no ensino de Geografia como fator determinante para apreender e compreender o espaço geográfico e suas representações para o desenvolvimento da competência de leitura do mundo, que está relacionada com as vidas das crianças e os espaços por elas construídos.

Palavras-chave

Cartografia escolar, Livros didáticos, Ensino de Geografia, Crianças com deficiência visual, Portugal.


THE IMPORTANCE OF TEXTBOOKS IN THE TEACHING OF SCHOOL CARTOGRAPHY IN GEOGRAPHY FOR CHILDREN WITH VISUAL DISABILITY

Abstract

This paper is a result of a research regarding how the teaching of cartography in the Portuguese schools is, with the objective to understand how was teaching of cartography occurs in the initial years of schooling for children with visual disability, the textbooks used by teachers were analysed. Eight textbooks of geography were selected from the initial years of schooling. Criteria on the way the cartographic content is presented were chosen and the concepts of orientation, laterality, proportion, projection, scale and types of maps were analysed. The textbooks of Geography analysed, concentrate images of the houses and daily life of students. It is the use of the textbook as a resource, that the multiple aspects of the concepts related to cartography are presented to students, also constituting themselves as a cultural production in which the children contact with different languages. The importance of the teaching methods for the learning and social and cultural development of children with special educational needs and do not emphasize the role of the school cartography in the Geography teaching as a determining factor to understand the geographic space and its representations for the development of the world reading competence, which is related to the children's lives and spaces constructed by them.

Keywords

School cartography, Textbooks, Geography teaching, Children with visual impairment, Portugal.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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Palavras-chave


Cartografia Escolar; Livros Didáticos; Ensino de Geografia; Crianças com Deficiência Visual; Portugal.

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