“RECORDAÇÃO DA CASA DOS MORTOS”: apontamentos sobre a docência em uma penitenciária do estado de São Paulo

Elias Coimbra Da Silva

Resumo


O presente texto procura expor os desafios, estranhamentos e questionamentos do autor, quando de sua experiência como professor de detentos num dos inúmeros presídios paulistas. Para tanto, utiliza-se como abordagem teórica e metodológica a chamada História (ou Trajetória) de Vida, vanguarda nas pesquisas acerca da Formação de Professores, devido tanto à natureza da fonte: um relato, quanto ao objetivo do trabalho: a teia de significados da cultura. Esperamos, ao final, ter acrescentado um pouco mais ao conhecimento sobre essa hermética instituição, ou seja, a Prisão, bem como sobre o processo Ensino-Aprendizagem.

Palavras-chave

Aluno, Campo, Penitenciária, Ser Humano, Violência.


“THE HOUSE OF THE DEAD”: notes oh the teaching in a penitentiary of the state of São Paulo

Abstract

The present text intents to expose the challenges, estrangement and questioning of the author along his experience as a professor of inmates in one of the numerous prisons of the State of São Paulo. For such, we use the a theoretical and methodological approach also known as Life Histories - which is the vanguard in research on Formation of Teachers - due the condition of the sources (story) as well as the objective of the endeavor (web meaning of culture). We intent at the end to have added a little more to the knowledge on this hermetic institution, namely the Prison, as well as about the Teaching and Learning process.

Keywords

Student, Field, Penitentiary, Human Being, Violence.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br


Palavras-chave


Aluno, Campo, Penitenciária, Ser Humano, Violência

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.