CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: conceitos e práticas na escola

André Luiz do Nascimento Quincas, Vicente de Paula Leão, Francisco Fernandes Ladeira

Resumo


Nosso objetivo nesta pesquisa é entender como se dá a construção do raciocínio geográfico por meio dos conceitos e conteúdos que são mediados no cotidiano de uma sala de aula. Para isso, escolhemos como objeto de estudo uma turma de 3º ano do ensino médio de umaescola pública da rede estadual de ensino no município de Barbacena- MG. Nossa análise se deu a partir dos dados coletados no diário de campo, com aplicação de questionários para discentes, entrevista com o docente e observações em sala de aula. Como metodologia, assumimos uma perspectiva etnográfica. Durante a observação, consideramos as exposições do docente, as participações dos alunos na sua aula, o uso do livro didático, a utilização de mapase as pesquisas discentes em materiais impressos e na internet. A partir da análise notamos que a construção do raciocínio geográfico na sala de aula se dá de diferentes formas e que muitas “geografias” se fazem presentes nesse cotidiano escolar. Em alguns momentos encontramos uma geografia de cunho tradicional e em outros, uma geografia de cunho crítico.

Palavras-chave

Raciocínio geográfico, Escola básica, Ensino de Geografia, Perspectiva etnográfica, Sala de aula.


CONSTRUCTION OF GEOGRAPHICAL REASONING: concepts and practices at school

Abstract

Our goal in this research is understanding how the construction of geographical thinking through the concepts and content that are mediated in the daily life of a classroom. For this, we chose as object of study a class of 3rd year of the high school of a public school of the state educational network in the municipality of Barbacena-MG. Our analysis was performed based on data collected in the field diary, an interview with the teacher and observations in classroom. As methodology, we assume an ethnographic perspective. When observing we consider the exhibits of teaching, participation of students in their class, the use of text books, the use of maps, oral presentations to groups and students in research materials printed and online. From the analysis we note that the construction of geographical reasoning in the classroom takes different forms and that many "geographies" are present in everyday school life. Sometimes we find a traditional geography and in others, a critical geography. 

Keywords

Construction of geographic reasoning, Elementary school, Geography teaching, Ethnographic perspective, Classroom.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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Palavras-chave


raciocínio geográfico; escola básica; ensino de Geografia; perspectiva etnográfica; sala de aula.

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