FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO RELEVO NO DISTRITO FEDERAL

Jean Volnei Fernandes, Valdir Adilson Steinke

Resumo


Este trabalho tem como pressuposto, fazer uma análise da importância do processo de formação continuada e das práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de Geografia, no tocante ao ensino do relevo praticado na educação básica do Distrito Federal. Os dados aqui apresentados, são oriundos de uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Geoiconografia e Multimídia (LAGIM-UnB), que contou com a participação de cem entrevistados, entre professores e estudantes de graduação. Foram utilizados, enquanto elementos estruturantes da pesquisa, questionário e mapa sobre o relevo do Distrito Federal, através dos quais os participantes responderam a perguntas pré-estabelecidas sobre o relevo do DF, e sobre as práticas pedagógicas utilizadas para o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao relevo. Após a análise dos dados, foi possível identificar a grande dificuldade que os entrevistados apresentam, em relação aos aspectos inerentes as representações cartográficas, e o déficit de conhecimentos sobre a configuração do relevo do DF, tendo em vista que os mesmos deveriam identificar ao menos os quatro padrões de unidades do relevo para o território do DF, ou seja, conhecer seu local de atuação escolar.

Palavras-chave

Formação continuada, Ensino de Geografia, Relevo do DF.


CONTINUING EDUCATION OF GEOGRAPHY'S TEACHER AND THE TEACHING-LEARNING PROCESS OF RELIEF IN THE FEDERAL DISTRICT

Abstract

This work has as presupposition, to make an analysis of the importance of the process of continuous formation and the pedagogical practices used by Geography teachers, in relation to the teaching of the relief practiced in the basic education of the Federal District. The data presented here, come from a research carried out by the Laboratory of Geoiconography and Multimedia (LAGIM-UnB), which had the participation of one hundred interviewees, among teachers and undergraduate students. As a structural element of the survey, a questionnaire and a map about the relief of the Federal District were used, through which the participants answered pre-established questions about the relief of the DF, and about the pedagogical practices used for the development of contents associated to relief. After the analysis of the data, it was possible to identify the great difficulty that the interviewees present, in relation to the inherent aspects of the cartographic representations, and the knowledge deficit on the configuration of the DF relief, considering that they should identify at least the four patterns of relief units for the territory of the Federal District, that is, to know its place of school performance.

Keywords

Continuing education, Teaching of Geography, Relief of the DF.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br


Palavras-chave


Formação continuada. Ensino de Geografia. Relevo do DF.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.