TEATRALIZANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Liana Macabu de Sousa Soares
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Teatro, Jogos teatrais, Aprendizagem significativa

Resumo

O presente artigo parte do pressuposto de que o Teatro, através da metodologia dos jogos teatrais, pode contribuir para um ensino de Geografia que seja mais significativo e que busque a prática e a reflexão crítica com o intuito de formar cidadãos capazes de conceber uma leitura geográfica da realidade. Esta proposta une o ensino de Geografia à expressão artística, na busca da valorização das diversas linguagens. Para validar a pesquisa foram desenvolvidas atividades de jogos teatrais com alunos de Licenciatura em Geografia e do Ensino Médio.

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Teatro, Jogos teatrais, Aprendizagem significativa.

 

THEATRICALIZE GEOGRAPHIC TEACHING

Abstract

This article assumes that the theater, through the methodology of theater games, can contribute to the teaching of geography more meaningful and seek to practice and critical reflection in order to form citizens capable of conceiving a geographical reading of reality. This proposal combines the teaching of geography for artistic expression, seeking recovery of several languages. To validate the research were developed theater games activities with higher and elementary students.

Keywords

Geography Teaching, Theater, Theater games, Significative learning.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

 

Biografia do Autor

Liana Macabu de Sousa Soares
Licenciada em Geografia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, especialista em Ensino de Geografia pelo Instituto Federal Fluminense. Atua na coordenação da área de Geografia do segundo segmento do ensino fundamental da rede municipal de educação de Campos dos Goytacazes.
Publicado
2013-08-03