EDUCAÇÃO PARA OS RISCOS: o papel do ensino de Geografia e os currículos escolares

  • Junimar José Américo de Oliveira Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Cristiane Cardoso Professora do Programa de Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: ensino de geografia, prevenção de riscos, educação ambiental

Resumo

O presente artigo pretende discutir a contribuição do ensino de geografia para a educação dos riscos e se este tema está presente ou não nos currículos escolares. Entende-se que a escola possui grande responsabilidade na formação de cidadãos, capazes de analisar e avaliar situações referentes aos processos naturais, sociais e a formação de áreas de riscos ambientais. Neste contexto, a disciplina da geografia é capaz de compreender as abordagens dos fenômenos físico-naturais e sociais, se mostra, ainda, como uma importante ferramenta capaz de possibilitar a interpretação desses fenômenos dispostos no espaço geográfico. Ancora-se e discute, outrossim, o estudo de Selby e Kagawa sobre Redução do Risco de Desastres no currículo escolar, além do debate presente na legislação brasileira e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. No Brasil, percebe-se que existe um significativo despreparo da população em relação aos riscos. Para o sucesso de ações de preparação e prevenção, é necessário que estes fundamentos sejam incorporados nos currículos escolares e praticado nas comunidades. É preciso promover estratégias que reforcem a educação e conscientização pública sobre a redução do risco de desastres, incluindo informações e conhecimentos sobre o risco de desastres. Torna-se necessário tratar de fato deste tema nos currículos em todos os níveis escolares.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de Geografia, Prevenção de Riscos, Educação Ambiental.


EDUCACIÓN PARA LOS RIESGOS: el papel de la enseñanza de geografía y los curriculos escolares

RESUMEN

El presente artículo pretende discutir la contribución de la enseñanza de geografía a la educación de los riesgos y si este tema está presente o no en los currículos escolares. Se entiende que la escuela tiene gran responsabilidad en la formación de ciudadanos, capaces de analizar y evaluar situaciones referentes a los procesos naturales, sociales y la formación de áreas de riesgos ambientales. En este contexto, la disciplina de la geografía es capaz de comprender los enfoques de los fenómenos físico-naturales y sociales, se muestra, aún, como una importante herramienta capaz de posibilitar la interpretación de esos fenómenos dispuestos en el espacio geográfico. Se ancla y discute, además, el estudio de Selby y Kagawa sobre Reducción del Riesgo de Desastres en el currículo escolar, además del debate presente en la legislación brasileña y en los Parámetros Curriculares Nacionales. En Brasil, se percibe que existe una significativa despreparación de la población en relación con los riesgos. Para el éxito de acciones de preparación y prevención, es necesario que estos fundamentos sean incorporados en los currículos escolares y practicado en las comunidades. Es necesario promover estrategias que refuercen la educación y la concienciación pública sobre la reducción del riesgo de desastres, incluyendo información y conocimientos sobre el riesgo de desastres. Es necesario tratar de hecho este tema en los currículos en todos los niveles escolares.

PALABRAS-CLAVE

Enseñanza de Geografía, Prevención de Riesgos, Educación Ambiental.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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Biografia do Autor

Junimar José Américo de Oliveira, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Cristiane Cardoso, Professora do Programa de Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense
Publicado
2019-08-19