OFICINA AUDIOVISUAL: formação do educador de Geografia em temas simulados

  • Eduardo Rodrigues Alves Universidade Federal do Ceará
  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Representação, Temas Geográficos, Exercícios Didáticos, Simulação

Resumo

O trabalho faz uma reflexão sobre a trajetória de experimentos metodológicos no componente curricular Oficina Geográfica II. O desenvolvimento da pesquisa reuniu a avaliação dos trabalhos em dois semestres, com intuito de verificar o aperfeiçoamento das simulações didáticas na formação do educador de Geografia. O estudo inicia com os fundamentos da criatividade, sistematização audiovisual e orientações didáticas ao processo das oficinas. Mostra as etapas temáticas das aulas de campo como encadeamento de ações para que os seminários ganhem a vitalidade letiva da escola básica. Na utilização de uma metodologia narrativa (e qualitativa) do trabalho com a imaginação geográfica, procuramos o diálogo entre temas, textos, imagens e sons. Como resultado, temos uma interessante oportunidade de visualizar videoclipes didáticos; tudo sendo elaborado de forma crítico-criativa pelos futuros docentes, em aulas simuladas.

PALAVRAS-CHAVE

Representação, Audiovisual, Formação do Educador, Simulação.


AUDIOVISUAL OFFICE: training of the geographic educador in simularem themes

ABSTRACT

The paper makes a reflection on the trajectory of methodological experiments in the curricular component Oficina Geográfica II. The development of the research gathered the evaluation of the works in two semesters, with the purpose of verifying the improvement of the didactic simulations in the formation of the educator of Geography. The study begins with the foundations of creativity, audiovisual systematization and didactic orientations to the workshop process. It shows the thematic stages of the field lessons as a chain of actions so that the seminars gain the vital vitality of the basic school. In the use of a narrative (and qualitative) methodology of the work with the geographical imagination, we seek the dialogue between themes, texts, images and sounds. As a result, we have an interesting opportunity to visualize textbooks; all being elaborated critical and creative by the future teachers, in simulated classes.

KEYWORDS

Representation, Audiovisual, Teacher education, Simulation.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Publicado
2019-08-19