ANTÁRTICA COMO OBJETO DE PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONCEITOS ABORDADOS NA GEOGRAFIA

  • Fernando Luis Hillebrand Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Palavras-chave: Geografia física, Continente Antártico, Ensino fundamental, Estratégias de ensino

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados do projeto executado com as turmas da quarta e quinta série do Ensino Básico em uma escola pública cujo objetivo foi de utilizar o Continente Antártico como objeto de problematização dos conceitos abordados na Geografia Física. Foram realizados encontros semanais utilizando diferentes estratégias de ensino e aprendizagem como exposição dialogada, tempestade cerebral e oficinas. Evidenciou-se ao final que os alunos conseguiram compreender melhor os aspectos teóricos do assunto e relaciona- los com a realidade local.

PALAVRAS-CHAVE

Geografia física, Continente Antártico, Ensino Fundamental, Estratégias de ensino.


ANTARCTICA AS AN OBJECT OF PROBLEMATIZATION OF CONCEPTS IN GEOGRAPHY

ABSTRACT

The present work shows results of a project with fourth and fifth grade in a public school of Basic Education children. The aim of this paper is use the Antarctic Continent as an object and work concepts covered in Physical Geography. For instance, weekly meetings were held using different teaching and learning strategies such as dialogue exhibition, brainstorm and workshops. In the end, it was evidenced that students were able to understand better theoretical aspects of the subject and related them with local reality.

KEYWORDS

Physical geography, Antarctic Continent, Elementary School, Teaching strategies.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Biografia do Autor

Fernando Luis Hillebrand, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Topografia e Desenho Técnico
Publicado
2019-08-19