A POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: uma experiência no ensino fundamental e médio

  • Márcio Balbino Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Astronomia, Meio Ambiente

Resumo

É muito antiga a preocupação do homem em conhecer os mistérios do universo. A Geografia é definida como o estudo das relações entre o espaço e as sociedades, é, por excelência, uma disciplina interdisciplinar e seu ensino deve enfocar diversos aspectos da sociedade e da natureza. O presente trabalho teve objetivo de popularizar a Astronomia nas aulas de Geografia dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e particulares do município de Passa e Fica/RN; tendo como referência a realização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA, promovida pelo Instituto de Física da UERJ em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB). Para a concretização deste artigo, foram desenvolvidas as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica e cartográfica; pesquisa de campo; aula-passeio ao Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, em Natal/RN; palestras, observações telescópicas, oficinas para realização de atividades práticas como o relógio do sol, réplica de foguete, bússola; discussão em sala de aula dos dados coletados, exposição com o material confeccionado e mobilização envolvendo a comunidade escolar e Poder Público. De acordo com os resultados, o trabalho interdisciplinar entre a Geografia e a Astronomia produziu um espaço privilegiado para a construção e popularização do conhecimento científico pautado na realidade vivenciada pelo aluno, sempre com um olhar crítico e construtivo, a qual, muitas vezes, é ignorada no trabalho escolar.

Palavras-Chave

Ensino de Geografia, Astronomia, Abordagem Interdisciplinar

 

THE POPULARIZATION OF ASTRONOMY IN THE TEACHING OF GEOGRAPHY: an experience in the middle and high school

Abstract

It is a very old man's concern to know the mysteries of the universe. Geography is defined as the study of the relationship between space and society, is, par excellence, discipline and interdisciplinary teaching should focus on various aspects of society and nature. The present study was aimed to popularize astronomy in Geography lessons of elementary and secondary public and private schools of the municipality the of Passa e Fica/RN, with reference to the achievement of the Olympiad of Astronomy and Astronautics - OBA, sponsored by the Institute Physics - UERJ in partnership with the Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) and the Agência Espacial Brasileira (AEB). The achievement of this Article, the following steps were undertaken: literature search and mapping, field survey;-class ride to Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, em Natal/RN; lectures, telescopic observations, workshops for carrying out activities practices such as the sundial, replica rocket, compass; classroom discussion of the data collected, the material made with exposure and mobilization involving the school community and the Government. According to the results, interdisciplinary work between geography and astronomy produced a privileged space for the construction and popularization of scientific knowledge founded on the reality experienced by the student, always with a critical and constructive, which often is ignored in school work.

Keywords

Teaching Geography; Astronomy; Interdisciplinary Approach

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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Biografia do Autor

Márcio Balbino Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Membro do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGe/UFRN. Pós-Graduado em Ciências Ambientais pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Geógrafo-Pesquisador do Terra - Grupo de Pesquisa Urbana, Rural e Ambiental da UEPB/CNPq.
Publicado
2013-02-13