DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA PARA O DISTRITO FEDERAL: identificando problemas e propondo soluções - a experiência de uma educação científica por meio do projeto Nós Propomos

  • Rodrigo Capelle Suess Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Resumo

O Projeto Nós Propomos Taguatinga-DF constitui-se em uma iniciativa de inovação no ensino de Geografia por meio da valorização do lugar e do conhecimento científico para encontrar soluções para os problemas vivenciados localmente pelos estudantes. Nesse aspecto, este artigo tem como objetivo analisar e sintetizar o conteúdo dos pôsteres científicos apresentados pelos alunos da 2a série do Ensino Médio como atividade final do projeto Nós Propomos Taguatinga-DF no Centro de Ensino Médio Ave Branca no ano de 2017. Os temas mais problematizados estão relacionados ao transporte e trânsito; educação; infraestrutura e problemas sociais, circunscritos em Águas Claras, Samambaia, Ceilândia, Vicente Pires, Recanto das Emas e, especialmente, em Taguatinga. Acredita-se que uma das principais contribuições do projeto foi a promoção do protagonismo juvenil na identificação e resolução de problemas vivenciados por esses estudantes em seus espaços vividos mais próximos.

PALAVRAS-CHAVE

Lugar, Serviços públicos, Protagonismo Juvenil, Professor pesquisador, Pesquisa na escola.

Biografia do Autor

Rodrigo Capelle Suess, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Professor da Carreira Magistério Público da Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEEDF, componente curricular Geografia. Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Faz parte do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF-UnB). Foi bolsista do Pró-Licenciatura UEG-Câmpus Formosa, do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no projeto intitulado: "Lugar e Paisagem: contribuições das categorias geográficas no município de Formosa-GO" e do ProExt UEG/MEC "Reflexão-ação-reflexão docente no resgate e valorização da identidade camponesa: qualificação de docentes que trabalham nas escolas localizadas no meio rural do município de Formosa-GO". Foi estagiário em Recursos Hídricos na Embrapa Cerrados (CPAC). Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do conceito de Lugar; Geografia Humanista Cultural ou Humanista; Geografia, Música e Literatura; Geografia humanista e ensino de Geografia; Escola, cotidiano e espaço; Geografia Urbana, simbolismo e lugar.
Publicado
2020-01-30