O PIBIC ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO BÁSICA: a experiência da utilização de óleo residual na fabricação de sabão líquido

Autores

  • Giseli Dalla Nora Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marcia Ajala Almeida Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ricardo Cardoso Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

Resumo

Neste artigo analisamos uma experiência no processo de consolidação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizado na Escola Estadual André Avelino Ribeiro, onde foi realizada uma atividade de aproveitamento de óleo residual na fabricação de sabão líquido. Esta atividade faz parte de uma das ações realizadas na escola através do projeto de pesquisa “O espaço escolar e o ensino médio: pensando e criando espaços sustentáveis no ambiente escolar”, realizado entre 2017 e 2018, no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de Geografia (NUPEGEO- UFMT/CNPq) e teve por objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica. Nesse processo, o reaproveitamento do óleo residual de cozinha foi uma das temáticas que despertou interesse dos estudantes na escola por representar uma questão ambiental problemática no que se refere à sua destinação final. Neste contexto, a metodologia utilizada foi realizado por meio de revisão da literatura sobre PIBIC-EM, espaços sustentáveis e reciclagem de óleo residual no ambiente escolar e através de análise quali-quantitativa dos dados obtidos. Os resultados obtidos tiveram impactos em diversas esferas, pois promoveu benefícios ambientais, sociais e financeiros aos envolvidos por meio da educação ambiental, utilizada como ferramenta de transformação da sociedade. Evidencio-se uma alternativa para reaproveitamento do óleo de cozinha, diminuindo impactos ambientais e redução de gastos de matérias de limpeza da escola.

PALAVRAS-CHAVE

PIBIC-EM, Espaços sustentáveis, Reciclagem, Óleo residual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giseli Dalla Nora, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, turismo, ensino de geografia, educação e avaliação.

Marcia Ajala Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Geografia (1991) e Bacharel em Geografia (1992), com especialização em Espaço e Organização Regional (1997) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Campus de Aquidauana, Mestre (1999) e Doutora (2005) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP, Faculdade de Ciência e Tecnologia/FCT - Presidente Prudente. Atualmente é professora Associado II da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, Instituto de Geografia, História e Documentação/IGHD, Departamento de Geografia e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de Geografia - NUPEGEO-UFMT.

Ricardo Cardoso, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2006), especialização em didática do ensino superior pela Universidade de Cuiabá e mestrado em Quimica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Atualmente é professor efetivo da Escola Estadual Andre Avelino Ribeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química.

Publicado

2020-01-30

Como Citar

Nora, G. D., Almeida, M. A., & Cardoso, R. (2020). O PIBIC ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO BÁSICA: a experiência da utilização de óleo residual na fabricação de sabão líquido. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 9(18), 304-320. Recuperado de http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/637