A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E O DISCURSO COMPETENTE NA TERCEIRA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Lidiane Rebouças Santos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i18.673

Resumo

O artigo discute a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que se refere a última versão do documento. Com o objetivo de compreender o discurso implícito na BNCC e o interesse de seus idealizadores na formação de competências na disciplina de Geografia, do Ensino Fundamental II, foi necessário investigar o componente currículo atrelado a relação social e escolar e o embate dialético acerca do termo competência. O método utilizado foi o materialismo histórico e dialético com aplicação da metodologia de pesquisa do tipo exploratória qualitativa e análise documental. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou um breve reconhecimento do que propõe a BNCC para o ensino de Geografia. A BNCC instituída em tempos de globalização e associada à pedagogia da competência busca homogeneizar o processo formativo, visto que o Estado persiste na unificação de práticas, valores, conhecimentos e disposições, refletidos na BNCC por meio das competências que o sujeito deve adquirir nas novas demandas contemporâneas. A construção de uma base curricular potencializa a proposição de um conjunto de orientações, normas e regras, no entanto, o resultado desta pesquisa demonstra que é uma forma ineficaz de propor mudanças na educação brasileira se considerar outros problemas, principalmente estruturais, que vão além de questões de ordem curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Rebouças Santos, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina; Ex-colaboradora CAPES do Observatório da Educação (OBEDUC), projeto de pesquisa e extensão n° 20727: "O ensino médio no Brasil: análise comparativa das múltiplas desigualdades socioeducacionais nas microrregiões do Paraná", de 2013 à 2017, UEL.

Publicado

2020-01-24

Como Citar

Santos, L. R. (2020). A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E O DISCURSO COMPETENTE NA TERCEIRA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 9(18), 20-36. https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i18.673