“UM PASSEIO DE BALÃO”:

o estudo do espaço geográfico a partir da escrita de cartas

Autores

  • Leonardo Pinto dos Santos UFPA
  • Eduardo Schiavone Cardoso UFSM

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.678

Palavras-chave:

Geografia, Ensino de Geografia, Espaço Geográfico, Representações, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de doutorado em Geografia desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que objetivou entender como crianças e adolescentes compreendem espaços que eles não vivenciam. Neste escrito, apresenta-se uma prática pedagógica referente à escrita de uma correspondência, em que o estudante necessita se deslocar mentalmente para se imaginar vivendo o cotidiano de uma determinada realidade apontada pelo professor. A atividade foi desenvolvida com um grupo de alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil, na qual demonstraram, em suas representações, alguns países situados em diferentes continentes do planeta Terra.

Palavras-chave

Geografia, Ensino de Geografia, Espaço geográfico, Representações, Educação Básica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pinto dos Santos, UFPA

Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico (2013) e Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no subprojeto Geografia da Universidade Federal de Santa Maria 2011-2013. Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) com ênfase na linha de pesquisa Ensino de Geografia. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). É integrante do Grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores e do Grupo Autonarrativas e formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Grupo de Estudos Geografia, Trabalho e Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor de Geografia na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Foi avaliador no PNLD 2017 Geografia Anos Finais, no PNLD 2018 Geografia Ensino Médio e no PNLD 2019 Projetos Integradores. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino-Aprendizagem, Epistemologia Genética, Espaço Mentalmente Projetado, Autonarrativas e Formação Docente. Vinculado ao projeto de pesquisa Perfil do profissional docente que atua no componente curricular de Geografia nas escolas públicas da educação básica de Porto Alegre desenvolvido na UFRGS

Publicado

2020-07-24

Como Citar

Santos, L. P. dos, & Schiavone Cardoso, E. . (2020). “UM PASSEIO DE BALÃO”: : o estudo do espaço geográfico a partir da escrita de cartas. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 570-591. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.678