A ÁFRICA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA:

uma experiência de pesquisa participante em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.720

Resumo

O presente trabalho em andamento tem como objetivo principal discutir o ensino da temática África e diáspora africana na Geografia, em específico no campo da formação docente. Trata- se de uma pesquisa participante de caráter exploratório e qualitativo, resultante de observações referentes ao estágio docência na disciplina “Tópicos em Geografia Humana: Geografia da África” ofertada pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás. A construção do trabalho se dá por meio de referenciais bibliográficos no âmbito dos estudos sobre currículo, relações raciais e Geografia da África, bem como a análise de ementas, planos de ensino e observações em sala de aula. Tomando como base as metodologias e inferências no decorrer da pesquisa, compreendemos ser necessário um maior respeito as pautas relacionadas à África e relações raciais na Geografia, rompendo dessa maneira com a percepção eurocêntrica/colonial que por vezes invisibiliza a temática das africanidades na ciência geográfica, ciência esta que apresenta inúmeras potencialidades de abordagens sobre a temática em questão.

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Geografia da África, Relações Raciais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Almeida Mendes, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Mestranda em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás. E- mail: almeidamendesraquel@gmail.com 

Alex Ratts, Universidade Federal de Goiás

Professor Doutor no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades (LAGENTE/IESA/UFG). E-mail: alex.ratts@gmail.com. 

Publicado

2020-07-24

Como Citar

Almeida Mendes, R., & Ratts, A. (2020). A ÁFRICA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA:: uma experiência de pesquisa participante em sala de aula. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 445-460. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.720