O ENSINO DA GEOGRAFIA POR ENTRE LETRAS E CANÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.724

Resumo

Neste artigo propomos discutir a aplicabilidade da música como recurso didático para o ensino de geografia. Para tanto, acompanhamos, ao longo do segundo semestre de 2017, duas turmas de 3o ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação do Pará-IFPA. Partimos do pressuposto de que a música se apresenta como uma das possibilidades para a construção do conhecimento que interliga o vivido e a elaboração científica, podendo promover saberes contextualizados e críticos. A pesquisa-ação foi escolhida enquanto método por ser uma modalidade qualitativa de pesquisa que consiste tanto na análise e observação de fenômenos, bem como na reflexão do professor sobre sua própria ação. Os resultados apontam que o uso da música como recurso didático de geografia posiciona o aluno como sujeito da relação ensino- aprendizagem, bem como propicia contribuições no ensino de geografia ao agregar ludicidade, criatividade e conhecimento crítico ao seu ensino.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino, Geografia, Música, Recursos Didáticos.

 

THE TEACHING OF GEOGRAPHY AMONG LYRICS AND SONGS

ABSTRACT

In this article, we propose to discuss the usage of music as an educational tool for the teaching of geography. For that purpose, we supervised, during the second semester of 2017, two classes of the 3rd year from the integrated High School of Instituto Federal de Educação do Pará-IFPA. We assume that music is one of the possibilities for the construction of knowledge that connects the living experience and the scientific production, supporting contextualized and critical knowledge. Research-action was chosen as the applied method because it is a qualitative research strategy comprising both the analysis and the observation of phenomena, as well as the teacher's assessment of his own action. The results show that the use of music as an educational tool of geography places the student as a subject of the teaching-learning process, as well as provides advances in this branch of teaching by adding playfulness, creativity and critical knowledge to its practice.

KEYWORDS

Teaching, Geography, Music, Educational Tools.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Oliveira Macedo, Universidade do Estado do Pará/Instituto Federal do Pará

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará-PPGG/UEPA e Instituto Federal do Pará- PROFEPT-IFPA, Brasil

Ana Cristina Freire de Oliveira, Instituto Federal do Pará

Graduada em Geografia pelo Instituto Federal do Pará

Sharlene Mougo Silva, Instituto Federal do Pará

Graduada em Geografia pelo Instituto Fedeal do Pará

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Macedo, C. O., Oliveira, A. C. F. de, & Silva, S. M. (2020). O ENSINO DA GEOGRAFIA POR ENTRE LETRAS E CANÇÕES. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 302–317. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.724