OS TEMAS FÍSICO-NATURAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO:

um estudo de caso de Uraí/PR

Autores

  • Michele Aparecida Costa UENP
  • Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira UENP

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.751

Resumo

A missão da Geografia no ensino é a de alfabetizar o aluno na leitura do espaço geográfico, em suas diversas escalas e dimensões, em particular a Geografia Física, que se refere ao estudo da dinâmica natural da Terra e as derivações oriundas da ação antrópica sobre a natureza. Existem diversas pesquisas que tem questionado o tratamento didático dado aos temas físicos da Geografia, tanto nas práticas de ensino adotadas pelos professores em sala de aula, quanto nos materiais didáticos. Portanto, este trabalho objetivou analisar a abordagem dos conteúdos físico-naturais nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II, utilizados nas Escolas Estaduais do município de Uraí, estado do Paraná. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada por meio de leituras de bibliografias especializadas no assunto; elaboração de ficha de avaliação dos livros didáticos; avaliação dos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II adotados nas Escolas Estaduais de Uraí-PR. Nesta pesquisa, verifica-se uma predominância da abordagem tradicional dos conteúdos físico-naturais, com foco na descrição do quadro natural do planeta, com pouco ou nenhuma ligação com as atividades humanas e os impactos ambientais.

Palavra-chave

Geografia Física, Natureza, Questão Ambiental

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Biografia do Autor

Michele Aparecida Costa, UENP

Graduanda do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná  - UENP.

Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira, UENP

Professora Dra. do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Publicado

2020-07-24

Como Citar

Costa, M. A. ., & Retzlaf de Oliveira, J. G. . (2020). OS TEMAS FÍSICO-NATURAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO:: um estudo de caso de Uraí/PR. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 504-524. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.751