ASPECTOS METODOLÓGICOS DE PRÁTICA EDUCATIVA COM CARTOGRAFIA TÁTIL

Autores

  • Ana Claudia Biz UNIOESTE
  • Mafalda Nesi Francischett Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.758

Resumo

Este artigo apresenta aspectos metodológicos de prática educativa com Cartografia Tátil desenvolvida com licenciandos, do segundo ano de Geografia/Licenciatura, na disciplina de Cartografia Escolar, na UNIOESTE. O objetivo é discutir as possibilidades de ensinar por meio de mapas táteis e de atividades que se constituem em orientações metodológicas a respeito da educação inclusiva, com questões gerais sobre a linguagem na Cartografia Tátil, especificamente a leitura de mapa. Para tal, foi elaborado o mapa tátil da região Sudoeste do Paraná, com destaque para o município de Francisco Beltrão. Esta experiência vem sendo desenvolvida por pesquisadores no Laboratório de pesquisa RETLEE (Representações, espaços, tempos e linguagens em experiências educativas), cujo intuito é de trabalhar o ensino de Geografia com estudantes cegos.

PALAVRAS-CHAVE

Geografia, Linguagem, Cartografia tátil.

 

METHODOLOGICAL ASPECTS OF THE EDUCATIVE PRACTICE WITH THE TACTILE CARTOGRAPHY

ABSTRACT

This article presents methodological aspects of the educative practice with the Tactile Cartography develops with the graduates, of the Geography Degree second grade, in School Cartography discipline, in UNIOESTE. The objective is discuss the possibilities to teach through tactile maps and activities that constitutes in methodological guidelines to respect the inclusive education, with general issues about the language in Tactile Cartography, specify the map reading. For this, was elaborating the tactile map of the Parana’s southwestern region, with emphasis to the Francisco Beltrão municipality. This experience has been developed by researchers in RETLEE Research Laboratory (Representations, spaces, times and languages in educative experiences), whose intention is works the Geography education with the blind students.

KEYWORDS

Geography, Language, Tactile Cartography.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Biz, A. C., & Francischett, M. N. (2020). ASPECTOS METODOLÓGICOS DE PRÁTICA EDUCATIVA COM CARTOGRAFIA TÁTIL. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 603–612. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.758