QUAL A REFERÊNCIA DA MATRIZ?: notas para ensaiar uma reflexão sobre a disciplina escolar e a Geografia no ENEM

Ana Angelita Rocha

Resumo


No presente estudo, procuramos discutir a disciplina escolar como uma das condições políticas que organiza a escolarização de sentidos de mundo. Inspirada nas contribuições da teoria do discurso (Laclau e Mouffe, 2006) e dialogando com trabalhos do campo do currículo, em particular com os estudos de Lopes (2008, 2010, 2010 a) e de Goodson (1997), analisamos a Matriz de Referência do ENEM, documento publicado em 2009, que lista os conteúdos a serem objetos do exame. Explorando esta empiria,buscamos tecer interpretações sobre os sentidos de Geografia e, logo, de disciplina escolar, fixados neste texto político.

Palavras-chave

Disciplina escolar; Geografia Escolar; ENEM.

 

CUÁL ES LA REFERENCIA DE LA MATRIZ?: notas para ensayar una reflexión sobre la disciplina escolar y la Geografía en el ENEM

Resumen

En el presente trabajo, buscamos discutir la disciplina escolar como una de las condiciones políticas que organiza la escolarización de los sentidos de mundo. Inspirada en las contribuciones de la teoría del discurso (Laclau y Mouffe, 2006) y dialogando con trabajos del campo de currículo, en particular los estudios de Lopes (2008, 2010, 2010a) y de Goodson (1997), analizamos la matriz de referencia del ENEM, documento publicado en 2009, que lista los contenidos que serán objeto de examen. Explorando este análisis empírico, buscamos construir interpretaciones sobre los sentidos de Geografía y luego, de disciplina escolar, fijados em este texto político.

Palabras Clave

Disciplina escolar; Geografía Escolar; ENEM.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Palavras-chave


Disciplina escolar; Geografia Escolar; ENEM

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.