PROBLEMAS PRÁTICOS PROFISSIONAIS:

aportes teórico-metodológicos do ensino de Geografia na formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Ismael Donizete Cardoso de Moraes UFG

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.772

Resumo

Este estudo teve como propósito discutir alguns resultados da pesquisa intitulada “Problemas práticos profissionais: aportes teórico-metodológicos do ensino de geografia na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental”. Nesse sentido, o objetivo geral consistiu em compreender se a formação continuada, centrada nos problemas práticos profissionais, contribui para que as professoras superem o ensino empírico dos conteúdos geográficos. Em consonância, os objetivos específicos visaram: discutir os principais conceitos da teoria histórico-cultural e do Ensino de Geografia; mediar a elaboração dos planos de aula; e entender a formação continuada como possibilidade de superação do ensino empírico dos conteúdos geográficos. A pesquisa qualitativa e os procedimentos de análise dos planos de aula, de observação e de narrativas foram utilizados para levantamento dos dados junto às professoras durante o curso de formação continuada, que contou com os conteúdos de paisagem, lugar, urbano e cidade. Como resultado, mesmo diante da complexidade do tema, houve mudanças nas práticas pedagógicas das professoras, entre as quais se destacaram: o avanço na apropriação desses conceitos, na contextualização dos conteúdos, na articulação destes com os conhecimentos cotidianos dos alunos, na organização de textos e imagens e nas tarefas dos alunos do coletivo para o individual.

PALAVRAS-CHAVE

Teoria histórico-cultural, Problemas práticos profissionais, Ensino de Geografia, Conceitos.

 

PRACTICAL PROFESSIONAL PROBLEMS: theoretical and methodological contributions of teaching Geography in continuing training of teachers from the early years in the Elementary School

ABSTRACT

This study aimed to discuss some results of the research entitled" practical professional problems: theoretical and methodological contributions of teaching geography in continuing training of teachers from the early years in the elementary school". Therefore, the general objective was to understand if continued training, focused on practical professional problems, contributes to teachers surmount empirical teaching of geographic contents. In harmony, the specific objectives aimed to: discuss the main concepts of historical-cultural theory and geography teaching; mediate the preparation of lesson plans; and to understand continued training as a possibility of surpassing the empirical teaching of geographic contents. Qualitative research and procedures for analyzing lesson plans, observation and narratives were used to survey data with teachers during the continuing education course, which included the contents of landscape, place, urban and city. As results, even before the complexity of the theme, there were changes in the pedagogical practices of the teachers, among which stood out: the advance in the appropriation of these concepts, in the contextualization of the contents, in the articulation of these with the knowledge students' daily lives, in the organization of texts and images, and in the tasks of the students from the collective to the individual.

KEYWORDS

Historical-cultural theory, Professional practical problems, Geography teaching, Concepts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Cardoso de Moraes, I. D. (2020). PROBLEMAS PRÁTICOS PROFISSIONAIS:: aportes teórico-metodológicos do ensino de Geografia na formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 124–147. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.772