JOGOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

uma possibilidade para o desenvolvimento de competências e habilidades

Autores

  • Ana Karina Nogueira de Andrade Prefeitura da Cidade do Recife
  • Professora Maria Rita http://www.ufrpe.br/

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.891

Resumo

Um dos papéis da Geografia enquanto disciplina escolar é de construir um saber-pensar sobre o espaço vivido para nele saber agir de forma consciente e coletiva.  No entanto, o que vemos recorrente no ensino da Geografia é a reprodução de um conteúdo simplório e enfadonho (LACOSTE, 1988). Buscando superar esse formato tradicional de ensino a Base Nacional Comum Curricular coloca em seu escopo que o processo de ensino-aprendizagem deve ser realizado a partir do desenvolvimento de competências e habilidades. Diante deste contexto, este relato de experiência busca refletir como os jogos podem auxiliar nesse processo didático-pedagógico baseado no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída a partir do método qualitativo, através de leituras acadêmicas, além das observações durante a elaboração e o uso de jogos didáticos nas aulas de Geografia de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental. A investigação contemplou as estratégias adotadas pela professora, a atuação e envolvimento dos estudantes no processo de construção dos jogos, assim como as habilidades e competências estimuladas. Consideramos que por meio do lúdico, os jogos podem conduzir os estudantes a um raciocínio geográfico, à aprendizagem dos conteúdos de forma crítica e criativa, além de auxiliá-los na resolução de situações-problemas da sua vida dentro e fora do âmbito escolar.

Palavras-chave

Competências, Habilidades, Jogos didáticos, Ensino de Geografia

 

Didactic games for the development of Geography knowledge: a possibility for a improvement in competences and abilities

Abstract

The role of the Geography as a school subject is to build a saber-think about space to act more efficiently. However, what we have seen recurrent in schools is a reproduction of a simple and emphatic content (LACOSTE, 1988). Seeking to overcome this traditional teaching format in the Common National Curriculum Base, you place in your scope the teaching-learning process carried out after the development of the competences and skills. In this context, the experience report seeks to reflect how games can assist in this didactic-pedagogical process based on the development of the competences and skills. A research was built from readings academic, in addition to presentations during the development and use of didactic games in the Geography classes of a class of the 7th year of Elementary School. An investigation included strategies adopted by the teacher, an action and participation of students in the process of building games, as well as stimulated skills and competences. It is considered that, through playful way, games can lead students to geographic undersatandigs, learning content in a critical and creative way, in addition to assisting in solving problems of their life problems inside and outside a course school.

Keywords

Competences, Skills, Educational games, Geography Teaching

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Professora Maria Rita, http://www.ufrpe.br/

Possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Geografia Humana (2013) pela Universidade de São Paulo. Foi professora do ensino fundamental II e ensino médio pela rede do Estado de Pernambuco (2007 - 2009). Foi professora substituta da Universidade Federal de Pernambuco (2008-2009). Foi professora substituta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (abril de 2012 e fevereiro de 2013), onde atualmente é professora adjunta do Departamento de História. Foi Coordenadora do Curso de História da UFRPE (2015 - 2017). Atualmente é Editora Assistente da Revista Rural & Urbano e membro dos Grupos de Pesquisa: Produção do espaço, metropolização e relação rural-urbano.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Nogueira de Andrade, A. K., & Ivo de Melo Machado, M. R. . (2021). JOGOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências e habilidades. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 11(21), 05–18. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.891