PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL URBANA E POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM EM SALA DE AULA

Autores

  • João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE / Campus Garanhuns

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.924

Resumo

Que reflexões e práticas são possíveis ao professor(a) de Geografia no desenvolvimento da problemática socioambiental urbana em sala de aula? O objetivo deste artigo foi apresentar algumas atividades metodológicas práticas aplicadas a estudantes do Ensino Médio e como elas possibilitaram o ensino de temas relacionados a problemática socioambiental urbana. Constituindo uma temática relevante na ciência geográfica para docentes e estudantes, acredita-se competir aos docentes a reflexão teórica, acompanhada do planejamento e execução de estratégias metodológicas que permitam aos estudantes uma leitura geográfica do mundo vivido. Neste trabalho, são realizados apontamentos sobre as possibilidades teóricas e alçadas alternativas metodológicas para a prática pedagógica, a partir da experiência docente do autor com estudantes de nível médio. Sem a finalidade de esgotar o amplo debate interdisciplinar sobre a questão ambiental urbana e as metodologias existentes, destaca-se a importância de o professor(a) de Geografia, enquanto agente atento às condições da vida no lugar, no bairro ou cidade onde está a escola, refletir a complexa realidade que o urbano abrange. A problemática socioambiental deve ser incluída a partir das categorias e métodos disponíveis na própria Geografia, seja como forma de reafirmar a importância da disciplina nesse debate, bem como construindo com os estudantes um processo de aprendizagens significativas.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de Geografia, Meio ambiente, Problemática socioambiental urbana.

 

URBAN SOCIO-ENVIRONMENTAL PROBLEM AND POSSIBILITIES OF A CLASSROOM APPROACH

ABSTRACT

What reflections and practices are possible for the geography teacher in the development of urban socio-environmental problems in the classroom? The purpose of this article was to present some practical methodological activities applied to high school students and how they made it possible to teach themes related to urban socio-environmental issues. Constituting a relevant theme in geographic science for teachers and students, it is believed that the theoretical reflection will be competed by teachers, accompanied by the planning and execution of methodological strategies that allow students to geographically read the lived world. In this work, notes are made on the theoretical possibilities and alternative methodological approaches to pedagogical practice, based on the author's teaching experience with high school students. Without the aim of exhausting the broad interdisciplinary debate on the urban environmental issue and existing methodologies, the importance of the Geography teacher, as an agent attentive to the conditions of life in the place, in the neighborhood or city where the school is located, is highlighted. the complex reality that the urban encompasses. The socio-environmental issue should be included from the categories and methods available in Geography itself, either as a way of reaffirming the importance of the discipline in this debate, as well as building a significant learning process with students.

KEYWORDS

Geography teaching; Environment, Urban socio-environmental problem.

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Biografia do Autor

João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE / Campus Garanhuns

Professor efetivo da rede profissional de educação tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado de Pernambuco (IFPE). Membro do grupo de pesquisa Geografia e meio ambiente (GEOAMB / IFPB). Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Associação em Rede de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Departamento de Ciências Geográficas (DCG). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA / UFPE / DCG). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Pernambuco (UPE, campus Mata Norte). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM / UPE-Mata Norte). Experiência em Geografia e em ensino/pesquisa/extensão em Geografia e Educação. Interesse em temas relacionados à relação Sociedade - Natureza, espaço urbano, planejamento e gestão socioambiental e ensino de Geografia. Já atuou em pesquisas de cunho estatístico e geográfico, exercendo atividades de supervisão e coordenação no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de possuir experiência em docência no Ensino Fundamental II, Ensino Médio, cursos preparatórios para concursos e vestibulares e no magistério Nível Superior.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Aragão, J. P. G. de V. (2020). PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL URBANA E POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM EM SALA DE AULA. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 373–398. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.924