LUDICIDADE NO ENSINO MÉDIO:

aula de Geografia através dos desenhos animados

Autores

  • Joélica Pereira de Lima Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.943

Resumo

Nossa comunicação é rica em imagens, sejam estáticas ou animadas. Considerá-las na prática docente é relevante a aprendizagem. Assim, os Desenhos Animados podem servir de aporte rico para uma linguagem lúdica nas aulas de Geografia. O presente estudo é uma síntese do trabalho de conclusão de curso apresentado na Especialização em Fundamentos da Educação, da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Foram utilizados Clássicos da Disney e As Espiãs como recurso didático nas aulas de Geografia em uma turma de 2o ano do Ensino Médio, não apenas como forma de ilustrar, mas também de dinamizar o conteúdo estudado - Sistemas Econômicos -, levantando debates e realizando atividades, para o desenvolvimento do senso crítico diante das imagens. Além de fornecer uma ferramenta lúdica ao Ensino Médio, tal estudo aponta a relevância do professor mediador no desenvolvimento do pensamento crítico, para que o aluno se torne um protagonista de suas vivências e cidadão participativo.

PALAVRAS-CHAVE

Recurso didático, Ensino de Geografia, Animações.

 

LUDICITY IN HIGH SCHOOL: Geography lesson through animated drawigs

ABSTRACT

Our communication is rich in images, whether static or animated. Considering them in teaching practice is relevant to learning. Thus, Cartoons can serve as a rich contribution to a playful language in Geography classes. The present study is a synthesis of the course conclusion work presented in the Specialization in Fundamentals of Education, of the State University of Paraíba-UEPB. Disney Classics and The Spies were used as a teaching resource in Geography classes in a 2nd degree of High School, not only as a way to illustrate, but also to streamline the content studied - Economic Systems -, raising debates and carrying out activities, for the development of critical sense from images. In addition to providing a recreational tool for high school, this study points out the relevance of the mediating teacher in the development of critical thinking, so that the student becomes a protagonist of his experiences and a participative citizen.

KEYWORDS

Didactic resource, Geography teaching, Animations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joélica Pereira de Lima, Universidade Estadual da Paraíba

Mestranda do PPGFP (UEPB). Especialista em Fundamentos da Educação (UEPB). Graduada em Licenciatura Plena em Geografia (UEPB). Professora efetiva da Rede Pública Estadual da Paraíba, desde 2013. Leciona desde 2008. Linhas de Pesquisa: Ensino de Geografia, Desenhos Animados, Recursos Didáticos. Grupos de Pesquisa: Ensino de Geografia, UEPB/DGP/CNPq; O círculo de Bakhtin em diálogo, UEPB/DGP/CNPq. Cuité-PB, Brasil. Contato: joelicalima@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Pereira de Lima, J. (2020). LUDICIDADE NO ENSINO MÉDIO:: aula de Geografia através dos desenhos animados. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 455–474. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.943