ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: entre saberes e práticas para uma postura dialógica

Autores

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Formação de Professores, Epistemologia da Prática, Saberes Docentes

Resumo

O presente artigo resulta de uma investigação que tem por objeto a mediação pedagógica em Geografia, tendo como referência o estágio curricular supervisionado, componente obrigatório para formação de professores nos cursos de licenciatura. Partimos de uma análise reflexiva da trajetória profissional docente, respaldados em pesquisas do tipo “estado da arte” ou “estado do conhecimento” de caráter bibliográfico para dá suporte a nossas intervenções (FERREIRA, 2002). Buscamos em autores como (CORTELLA, 2008; FAZENDA, 1991; FREIRE, 2003; LIBÂNEO, 2005; TARDIF, 2002; entre outros) um maior aprofundamento das categorias centrais para nossas análises. Pretendemos com este ensaio, abrirmos novas possibilidades para compreensão do papel da prática de ensino na formação de professores à luz do estreitamento teoria-prática. A reflexão sobre o cotidiano, sobretudo, a partir das dúvidas reais do professor, constitui-se na condição para que se proceda uma formação mais articulada e coerente com a realidade. A falta de um trabalho mais sistemático de parceria entre escolas e Universidade tem levado à construção de propostas otimizadas e com pouca repercussão na comunidade educativa. Ser professor hoje é um desafio que envolve a questão humanitária e conhecimentos específicos necessários para ver e conviver com o mundo.

Palavras-chave

Ensino de Geografia, Formação de Professores, Epistemologia da Prática, Ensino Superior.

 

SUPERVISED CURRICULUM INTERNSHIP IN GEOGRAPHY AND PEDAGOGICAL MEDIATION: between knowledge and practices for a dialogical approach

Abstract

The present article is the result of an inquiry which has for its object the pedagogical mediation in Geography, with reference to the supervised curriculum internship in Geography, obligatory component for teacher training in degree courses. We start from an analysis of reflective professional trajectory teaching, in research supported type "state of the art" or "state of knowledge" for bibliographical supports our interventions (FERREIRA, 2002). We seek authors such as (CORTELLA, 2008; FAZENDA, 1991; FREIRE, 2003; LIBÂNEO, 2005; TARDIF, 2002; among others) further deepening of the central categories for our analyzes. We intend to test this, open up new possibilities for understanding the role of teaching practice in teacher education in the light of the narrowing theory and practice. The reflection on the everyday, especially from the real questions of the teacher, is in the condition to proceed with training more articulate and coherent with reality. The lack of a more systematic partnership between schools and the University has led to the development of proposals and optimized with little impact on the educational community. Being a teacher today is a challenge that involves humanitarian issue and expertise needed to see and mingle with the world.

Keywords

Geography Teaching, Teacher Training, Epistemology of Practice, Higher Education.

 

ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

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Biografia do Autor

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor permanente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO/UFPE na linha de pesquisa Educação, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço. É Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (GEGEP/CNPQ/UFPE) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador (da UFC/ Faculdade de Educação)

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Publicado

2014-09-30

Como Citar

Silva dos Santos, F. K. (2014). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: entre saberes e práticas para uma postura dialógica. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 4(7), 85–99. Recuperado de https://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/117