Representações espaciais da paisagem por meio da linguagem do desenho

Autores

  • Dayane Pricila Alves Godoi Universidade Federal de Mato Grosso
  • Giseli Dalla Nora Universidade Federal de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-8890-7832

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1086

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Paisagem, Espaço, Desenho

Resumo

Situando-se no domínio do visível. Constituindo uma importante categoria do espaço, em sala de aula, a paisagem deve ser investigada pelo aluno como uma possibilidade de conhecer efetivamente o espaço geográfico. Deste modo, a linguagem do desenho foi utilizada como metodologia de ensino-aprendizagem no estudo do conceito de paisagem, por alunos das turmas de 1º ano dos cursos de Administração e Agricultura integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Avançado Diamantino. Foram elaboradas 83 paisagens em momentos da atividade, que se desenvolveu anterior e posteriormente à construção do conceito de paisagem na perspectiva da Geografia. É importante salientar que os desenhos de paisagens são analisados neste trabalho a partir da compreensão de que o reflexo da realidade objetiva pela consciência se produz de maneira dinâmica, criativa e simultânea com a transformação imprimida no espaço concreto pelo exercício da atividade prática dos alunos. A linguagem do desenho consolida-se uma possibilidade de contribuir para que os alunos reconheçam as dinâmicas existentes no espaço geográfico, resgatando no processo os conhecimentos prévios e, nesse viés, contextualizar, problematizar e construir o conceito de paisagem geográfica. 

Palavras-chave

Ensino, Geografia, Paisagem, Espaço, Desenho.

 

Spatial representations of the landscape through the language of drawing

Abstract

Thus, constituting an important category of space, in the classroom the landscape should be investigated by the student as a possibility to effectively know the geographical space. Thus, the design language was used as a teaching-learning methodology in the study of the concept of landscape, by students of the 1st year classes of the Administration and Agriculture courses integrated to the high school of the Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Avançado Diamantino. The landscapes were classified as: drawing of the initial concept of landscape; geographical landscape design; landscape transformation design. It is important to point out that landscape designs are analyzed in this work from the understanding that the reflection of objective reality by consciousness is produced in a dynamic, creative and simultaneous way with the transformation imprinted in the concrete space by the exercise of the practical activity of the students. The language of the design is consolidated a possibility of contributing to the students recognizing the existing dynamics in the geographic space, rescuing in the process the previous knowledge and, in this bias, contextualizing, problematizing and constructing the concept of geographical landscape.

Keywords

Teaching, Geography, Landscape, Space, Drawing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giseli Dalla Nora, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na Área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, turismo, ensino de geografia, educação e avaliação.

Referências

DIAS, E. F.; MAZETTO, F. A importância da paisagem na geografia. Sociedade e Território, v. 26, p. 92-106, 2014.

GOMES, H. Reflexões sobre teoria e crítica em Geografia. Goiânia: Centro Editorial e Gráfico da UFG, 1991.

MARTINS, D.; BIGOTTO, F.; VITIELLO, M. Geografia no cotidiano: ensino médio. Curitiba: Base Editorial, 2016.

MIRANDA, S. L. O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de Geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica. 2005. 169 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/104334. Acesso em: 15 set. 2019.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

SAMBATI, L. C.; MALYSZ, S. T. Desenho: uma possibilidade de estudar a paisagem geográfica. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, UNESPAR/FECILCAM, I, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fecilcam_geo_artigo_leila_cristina_sambati.pdf. Acesso em: 18 set. 2019.

SANTOS, C. O uso dos desenhos no ensino fundamental: imagens e conceitos. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2015.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. Disponível em: https://farofafilosofica.com/2018/01/21/milton-santos-12-livros-em-pdf-para-download/. Acesso em: 10 set. 2019.

______. Técnica Espaço Tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: EDUSP, 1994. Disponível em: https://farofafilosofica.com/2018/01/21/milton-santos-12-livros-em-pdf-para-download/. Acesso em: 10 set. 2019.

______. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: http://files.leadt-ufal.webnode.com.br/200000026-4d5134e4ca/Milton_Santos_A_Natureza_do_Espaco.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

Downloads

Publicado

19/04/2023

Como Citar

Godoi, D. P. A., & Nora, G. D. (2023). Representações espaciais da paisagem por meio da linguagem do desenho. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–23. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1086

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.