O desenvolvimento do pensamento geográfico e o ensino por investigação:

processo de (re) significação no ensino de Geografia

Autores

  • Geisa Fideles Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Luciana Sedano Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1145

Palavras-chave:

Geografia, Ensino por investigação, Pensar pela Geografia

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre o desenvolvimento do pensamento geográfico e a abordagem didática do ensino por investigação, bem como sua possível contribuição para o ensino de Geografia. Entendemos que esta abordagem traz no seu bojo elementos propulsores para um ensino de forma contextualizada e enriquecedora, o que pode possibilitar o desenvolvimento do pensamento geográfico do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa em bancos de dados brasileiros, como o Periódico CAPES, SciELO, Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e em um banco de dados internacional - ERIC - Educational Resources Information Centre. Os resultados da pesquisa mostram que existe uma carência de trabalhos que discutam a relação entre o ensino de Geografia e a abordagem didática do ensino por investigação. Esperamos que este trabalho contribua para a melhoria do Ensino e da Aprendizagem em Geografia, tendo em vista a promoção de um ensino de Geografia investigativo, a fim de que o aluno adquira maiores condições de realizar análises de fatos e fenômenos, que ocorrem no espaço geográfico e, assim, seja possível pensar por meio da Geografia.

Palavras-chave

Geografia, Ensino por investigação, Pensar pela Geografia.

                            

The development of Geographic thinking and teaching through investigation: process of (re)signification in Geography teaching

Abstract

This paper aims to discuss the relationship between the development of geographic thinking and the didactic approach to teaching by investigation, and its possible contribution to Geography teaching. We understand that this approach has driving elements for teaching in a contextualized and enriching way, enabling the development of students’ geographic thinking. This is qualitative bibliographic research. Data were obtained through searches in Brazilian databases, such as CAPES periodicals, SciELO, Thesis and Dissertations Catalog - CAPES, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD, and an international database, such as Education Resources Information Center - ERIC. The research results show that there is a lack of papers that discuss the relationship between the geography teaching and the didactic approach to teaching by investigation. We expect that this work will contribute to the improvement of Geography teaching-learning process, an investigative teaching of Geography, in a way that students have better conditions to carry out analysis of facts and phenomena that occur in geographic space and, thus, be able to think by Geography.

Keywords

Geography, Teaching through investigation, Thinking through Geography.

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Publicado

17/08/2022

Como Citar

Fideles, G., & Sedano, L. (2022). O desenvolvimento do pensamento geográfico e o ensino por investigação:: processo de (re) significação no ensino de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 12(22), 05–28. https://doi.org/10.46789/edugeo.v12i22.1145

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