Estratégias multissensoriais para o ensino de Geografia

a abordagem do ciclo da água em uma perspectiva inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1177

Palavras-chave:

Multissensorialidade, Deficiência visual, Paisagem

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de realização de um circuito multissensorial interdisciplinar, desenvolvido a partir dos preceitos da inclusão escolar. Parte-se como proposta metodológica a didática multissensorial, que utiliza dos diversos sentidos do corpo humano para que os alunos possam aprender, não se restringindo somente ao caráter visual. O tema da atividade aplicada conforme as propensões metodológicas foi sobre o “Ciclo da Água” e, para isso, utilizou-se um circuito sensorial acerca da temática, contendo três etapas: 1) Os Estados Físicos da Água; 2) O Ciclo Direto e Indireto da Água e 3) Outras formas da Água no Ambiente. Após a realização das etapas propositivas no circuito observou-se em correlação com a atividade o surgimento de categorias analíticas do campo da Geografia permeando todo o trabalho. O referencial teórico utilizado embasou-se em Ross (2015), Balestrim (2015), dentre outros autores que fundamentaram a proposta. Para análise dos resultados, utilizou-se a pesquisa qualitativa a partir da análise dos desenhos produzidos pelos alunos sobre atividade. A pesquisa teve como resultado, a avaliação positiva da multissensorialidade, tendo em vista que os alunos demonstraram aprender utilizando os diversos sentidos do corpo humano, e que tais estímulos associados favorecem significativamente o processo de aprendizagem. 

Palavras-chave

Multissensorialidade, Deficiência visual, Paisagem.

 

Multisensory strategies for teaching Geography: approaching the water cycle from an inclusive perspective

Abstract

The present work discusses about the methodologies for teaching Geography that are inclusive for the visually deficients. In this way, the study has the following objectives: to elaborate, applicate and evaluate the interdisciplinary multisensory circuit, developed by the precepts of school inclusion. Thus, it starts from the multisensory didactics, which uses the different senses of the human body so that the student can learn, not being restricted to the visual character. The theme of the activity was about the Water Cycle and for that, it was used a sensory circuit on the subject, containing three stages: 1) The Physical States of Water; 2) The Direct and Indirect Water Cycle and 3) Other Forms of Water in the Environment. After the circuit, it is also observed which analytical category of Geography was present in the work. The theoretical referential used was Ross (2015) and Balestrim (2015). For the analysis of the results, a qualitative research was used from the analysis of the drawings made by the students about the activity. The research has as result the positive evaluation of multisensoriality, considering that the students demonstrated to learn using the different senses of the human body.

Keywords

Multisensoriality, Visual impairment, Landscape.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Pinto de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Belém

Especialista em Metodologias do Ensino de Geografia e Professor da Prefeitura Municipal de Belém/PA.

Rogério Mafra, Instituto Benjamin Constant

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Mestre em Saúde e Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA/UFMA). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagens e Práticas Pedagógicas Inclusivas (GEPAPPI/UFPA), atuando com o desenvolvimento de protótipos didáticos (com ênfase na Cartografia Tátil). Dedica-se, também, à Formação de Professores. Atualmente, é docente da carreira EBTT, na área de Geografia, na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), com trabalhos desenvolvidos no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior e Atendimento Educacional Especializado. É Professor Supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Geografia, Campus Belém da UFPA

Suelen Tavares Godim, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, na linha Políticas Públicas Educacionais, com a tese intitulada "In/exclusão das pessoas com deficiência no mercado de Trabalho no Estado do Pará". Possuo Mestrado em Educação na Linha Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (2012), com a dissertação intitulada "A Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: processos de Inclusão". Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2008), Especialista em Atendimento Educacional Especializado (2019). Atualmente atuo como professora de Educação Inclusiva na Escola de Aplicação da Universidade do Federal do Pará, na Coordenação de Educação Inclusiva. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagens e Práticas Pedagógicas Inclusivas-GEPAPPI/UFPA. Participante como pesquisadora do grupo de pesquisa- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação-GEPTE/UFPA, no qual participo de projetos de pesquisa relacionados a questão do trabalho e da formação dos professores no Estado do Pará. Possuo experiência na área de Educação Especial, com ênfase na Área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, educação, educação profissional, deficiência, educação especial, exclusão e inclusão.

Referências

ARANHA, M. S. F. Integração social do deficiente: análise conceitual e metodológica. Temas em Psicologia (1995).

ARRUDA, L. M. S de. Materiais multissensoriais no ensino de Geografia para alunos com deficiência visual. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2016, Curitiba. Anais do XII EDUCERE. Curitiba: PUCPR, 2016. p. 38108-38123.

BALESTRIM, F. V. O conceito de paisagem mediando a exploração do ambiente escolar por parte de alunos cegos: o papel da experiência em diferentes sentidos. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia, Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2015.

BANDEIRA, E. S. E. O uso de recursos didáticos táteis para o processo de ensino e aprendizagem de Geografia para alunos deficientes visuais. 2019. (Graduação em Geografia). Faculdade de Geografia e Cartografia. Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

BUENO, J. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: PUC, EDUC, 1993.

CAPES. Pibid. 27/08/2020. https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid. Acesso: em 05/03/2021.

FREITAS, M. I. C. de. Cartografia escola inclusiva: construindo pontes entre a universidade, a escola e a comunidade. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 7(13), 135-157. 2017.

GIMENEZ, C. Transposições de representações cartográficas utilizadas no tema 'Geografia da população brasileira' para a cartografia tátil. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

GODIM, S. T. In/Exclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no estado do Pará. 2017. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

GUADET, J. O Instituto dos Meninos Cegos de Paris: sua história, e seu methodo de ensino. Traduzido por José Alvares de Azevedo. Rio de Janeiro: Typographia de F. de Paula Brito. viii, 1851.

LOCH, R. E. N. Cartografia Tátil: mapas para deficientes visuais. Portal da Cartografia. Londrina, v.1, n.1, maio/ago., p. 35 - 58, 2008.

MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6 ed. 2 reimp. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

PACHECO, K.M.; ALVES, V.L.R. A história da deficiência, da marginalização à inclusão social: uma mudança de paradigma. Acta Fisiatr. 2007.

ROSS, D.R. Geografia multissensorial: uma contribuição para o ensino de pessoas deficientes visuais. 2015. 216 f. Tese (Doutorado em Geografia) Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SILVA, O. M. da. A epopeia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo, CEDAS - 1987.

SANTOS, A. L. T. dos. Atividades multissensoriais para o ensino de Física. 2016. 167 f. Tese (Doutorado em Física), Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

06/08/2023

Como Citar

Oliveira, G. P. de, Mafra, R. L. P., & Godim, S. T. (2023). Estratégias multissensoriais para o ensino de Geografia: a abordagem do ciclo da água em uma perspectiva inclusiva. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–23. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1177

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.