Pensar sobre o lugar com os anos iniciais

possibilidades a partir de fotografias em livros didáticos de Geografia

Autores

  • Marieli Maria Pauli Universidade Federal da Grande Dourados
  • Flaviana Gasparotti Nunes Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1213

Palavras-chave:

Fotografias, Livros didáticos, Anos iniciais, Conceito de lugar

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as potencialidades das imagens fotográficas presentes em livros didáticos de Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar o conceito de lugar, tendo em vista que, dentre outros, esse é um dos conceitos centrais na educação geográfica escolar, sobretudo nessa primeira etapa. Para tanto, analisamos quatro conjuntos de fotografias presentes nos livros didáticos de Geografia do 1º e 2º ano da coleção Ápis, aprovada no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2019 e que é utilizada nas escolas municipais de Dourados-MS, identificando limites e possibilidades para trabalhar esse conceito a partir delas. Foram selecionadas fotografias que compareciam em unidades e capítulos cujo objetivo era trabalhar o conceito de lugar. Observamos que as fotografias aparecem como uma forma de ilustrar o tema, comprovar o texto escrito e exemplificar o que está sendo abordado sobre lugar, e que, o entendimento do lugar a partir delas pode ficar limitado ao seu caráter físico, enquanto um ponto a ser localizado no espaço e no mapa. Dessa forma, identificou-se a necessidade de problematizar essas fotografias presentes no contexto escolar de modo a promover discussões sobre o lugar, entendendo-as como criadoras de pensamento e imaginações geográficas.

Palavras-chave

Fotografias, Livros didáticos, Anos iniciais, Conceito de lugar.

 

Thinking about the place: possibilities from photographs in Geography textbooks

Abstract

This article aims to analyze the potential of photographic images present in geography textbooks for the early years of the elementary school to work on the concept of place, considering that, among others, this is one of the core concepts in school geographic education, especially in this first stage. For this purpose, four sets of photographs we analyzed photographs present in geography textbooks of the 1st and 2nd year of the Apis collection, approved in the National Book and Didactic Material Program (PNLD) of 2019 and which is used in municipal schools of Dourados-MS identifying limits and possibilities to work with this concept from them. Photographs that appeared in units and chapters whose objective were to work on the concept of place were selected. From this, we observe that the photographs appear as a way of illustrating the theme, confirming the written text and exemplifying what is being addressed about place, and that understanding of the place from them can be limited to its physical character, as a point to be located on the space and on the map. Therefore, it was identified the need to problematize these photographs present in the school context in order to promote discussions about the place, understanding them as creators of geographical thoughts and imaginations.

Keywords

Photographs, Didactic books, Early years, Concept of place.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marieli Maria Pauli, Universidade Federal da Grande Dourados

Pedagoga e professora de Geografia. Mestra e doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade
Federal da Grande Dourados (PPGGUFGD). Membro da Rede de Grupos de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”.

Flaviana Gasparotti Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Geografia pela UNESP/Presidente Prudente (2004). Professora dos Cursos de
Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados
(UFGD). Líder do grupo de pesquisa “(Geo)grafias, linguagens e percursos educativos” e
membro da Rede de Grupos de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”.

Referências

CALLAI, H. C.; CAVALCANTI, L. S.; CASTELLAR, S. M. V. O estudo do lugar nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Terra Livre, São Paulo, ano 28, v. 1, n. 38, p. 79-98, 2012.

CAVALCANTI, L.S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia, C&A Alfa Comunicação, 2019.

DESIDÉRIO, R. T. Composições de fotoáfricas: experimentações na educação geográfica. Revista Giramundo, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 7-18, 2018.

DESIDÉRIO, R.; TONINI, M. I. Fotografias de África: entre invenções e aventuras. Revista Para Onde!?, Porto Alegre, v. 9, n. 1,86-96, 2018.

HOLLMAN, V. Entre imposibilidades y deseos: la fotografía, un dispositivo para aprehender e imaginar lo espacial. Punto Sur, v. 2, p. 48-63, 2020.

MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução: Hilda Pareto Maciel; Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MASSEY, D. A mente geográfica. Revista GEOgraphia, Niterói, v.19, n. 40, 36-40, 2017.

OLIVEIRA JUNIOR. W. M. Fotografias e conhecimentos do lugar onde se vive: notas sobre linguagem fotográfica e atlas municipais escolares. [s.n.t]. Disponivel em: http://www.scribd.com/doc/24300221/Fotografias-e-Conhecimentos-Do-Lugar-Onde-Se-Vive. Acesso em: out. de 2021.

OLIVEIRA JR., W. M.; GIRARDI, G. Diferentes linguagens no ensino de Geografia. In: Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, XI, 2011. Goiânia. Anais... Goiânia, p. 1-9, 2011.

OLIVEIRA JR., W. M.; SOARES, E. S. Fotografias didáticas e Geografia escolar entre evidências e fabulações. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 02, p. 114-133, 2012.

OLIVEIRA JR., W. M. Fotografias, geografias e escola. Revista Signos Geográficos, Goiânia v. 1, 1-15, 2019.

SIMIELLI, M. E. Ápis Geografia (1° ano): Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2017a (Coleção Ápis).

SIMIELLI, M. E. Ápis Geografia (2º ano): Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2017b (Coleção Ápis).

TONINI, Ivaine Maria. Notas sobre imagens para ensinar geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 3, n. 6, p. 177-191, 2013.

Downloads

Publicado

31/01/2023

Como Citar

Pauli, M. M., & Nunes, F. G. (2023). Pensar sobre o lugar com os anos iniciais: possibilidades a partir de fotografias em livros didáticos de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–22. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1213

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.