A mulher nos documentos oficiais curriculares que regulamentam e constroem o livro didático de Geografia

Autores

  • Mariana Brockes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1248

Palavras-chave:

Documentos curriculares, Gênero, Livro Didático, Geografia

Resumo

Este trabalho visa a análise das discussões de gênero dentro dos documentos curriculares oficiais que regulamentam a educação e que contribuem para a elaboração dos livros didáticos de Geografia, aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Buscou-se investigar, portanto, a qualidade destas discussões de gênero e problematizar a ausência, quando necessário, tentando também compreender os processos para a construção dos discursos presentes nesses documentos curriculares oficiais.

Palavras-chave

Documentos curriculares, Gênero, Livro Didático, Geografia.

 

Women in the official curriculum documents that regulate and build the Geography textbook

Abstract

This article aims to analyze gender discussions within the official curricular documents that regulate education and contribute to the elaboration of Geography textbooks approved and distributed by the National Program for Books and Didactic Material (PNLD). We sought to investigate, therefore, the quality of these gender discussions and problematizing the absence, when necessary, also trying to understand the processes for the construction of the discourses present in these official curriculum documents.

Keywords

Curricular documents, Genre, Textbook, Geography.

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Publicado

08/10/2023

Como Citar

Brockes, M. (2023). A mulher nos documentos oficiais curriculares que regulamentam e constroem o livro didático de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–26. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1248

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