O ensino de Geografia e a formação pedagógica para a escola primária na Paraíba na década de 1930

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1265

Palavras-chave:

Renovação educacional, Ensino Primário, Geografia Escolar

Resumo

A década de 1930 no Brasil se configurou como momento de transformação em diversas esferas - social, política, econômica, educacional etc. - em que o então presidente Getúlio Vargas almejava uma nação moderna, urbana e industrial. Assim como o restante do país, o estado da Paraíba não ficou de fora das renovações advindas com a modernidade. No que se refere mais precisamente a renovação educacional, o movimento da Escola Nova adentrava ao estado da Paraíba, imputando ao ensino, um panorama de novas diretrizes educacionais. Nesse sentido, a Revista de Ensino da Paraíba (1932 – 1942), impresso pedagógico oficial, criado a partir do projeto de renovação do estado, visava a orientar os professores primários, diante das reformas e transformações no âmbito educacional, tornando-se uma estratégia de formação de professores. Nesse ínterim, a Geografia, enquanto disciplina escolar, mostrava-se importante para a compreensão do momento vivido de expansão urbana e industrial, bem como para despertar nos indivíduos um sentimento patriótico. Sendo assim, analisamos o papel da Revista do Ensino (PB) na formação de professores para ensinar Geografia na escola primária paraibana em seu período de circulação, e nos utilizamos do periódico supracitado como fonte principal de pesquisa. Como resultados, entendemos aspectos importantes da formação docente e do próprio ensino de Geografia em um período em que ainda não existiam cursos superiores de formação de professores.

Palavras-chave

Renovação educacional; Ensino Primário; Geografia Escolar.

 

The teaching of Geography and pedagogical training for elementary schools in the 1930s at Paraíba

Abstract

The 1930s in Brazil were composed by a moment of transformation in several areas – such as, social, political, economic, educational, etc. - in which the current president Getúlio Vargas aimed for a modern, urban, and industrial nation. Just as the rest of the country, the state of Paraíba was not sat out of the renovations that came with modernity. With regard more precisely to educational renewal, the Escola Nova movement entered the state of Paraíba, assigning to teaching a panorama of new educational guidelines. in this perspective the Revista de Ensino da Paraíba (1932 – 1942), an official pedagogical publication created from the state's renovation project, aimed to guide primary school teachers in the face of reforms and transformations in the educational sphere, becoming a teacher training strategy. Consequently, Geography, as a school subject, proved to be important not only for understanding the moment of urban and industrial expansion, but also to inspire a patriotic feeling in people. Therefore, we analyzed the role of Revista do Ensino (PB) in the training of teachers to teach Geography in primary schools in Paraíba during its period of circulation, and we used the previously mentioned journal as the main source of research. As a result, we understand important aspects of teacher training and the teaching of Geography itself in a period when there were not graduation courses program for teachers.

Keywords

Educational Renewal; Primary school; School Geography.

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Biografia do Autor

Maria Vitória Ferreira Dias, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus III. Bolsista PIBIC/UEPB/CNPq (2022 – 2023).

Angélica Mara de Lima Dias, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Geografia e Professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus III. 

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Publicado

05/07/2023

Como Citar

Dias, M. V. F., & Dias, A. M. de L. (2023). O ensino de Geografia e a formação pedagógica para a escola primária na Paraíba na década de 1930. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 13(23), 05–25. https://doi.org/10.46789/edugeo.v13i23.1265

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