Formação docente
o olhar do professor
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1523Palavras-chave:
Políticas públicas, Inclusão, Formação cidadãResumo
O texto discute a formação do professor com base na relação teoria e pratica e a produção de um conhecimento que que lhe é próprio. Apresenta os depoimentos de professores pesquisadores de três instituições universitárias a partir das ações que realizam. E, entrevistas com outros professores acerca da realidade de sua formação inicial e continuada, como fundamento para o exercício profissional que realizam. A análise é sustentada pelas proposições de autores que discutem a educação geográfica bem como as políticas públicas de educação.
Palavras-chave
Políticas públicas; Inclusão; Formação cidadã.
Teacher education: the teacher's perspective
Abstract
The text discusses teacher education based on the relationship between theory and practice and the development of knowledge that is unique to the teacher. It presents testimonies from teacher-researchers at three universities, focusing on the actions they carry out. Additionally, it includes interviews with other teachers about the reality of their initial and continuing education, as a foundation for the professional practice they perform. The analysis is supported by the propositions of authors who discuss geographic education as well as public education policies.
Keywords
Public policies; Inclusion; Citizenship education.
Formación docente: la perspectiva del maestro
Resumen
El texto trata de la formación docente desde la relación entre teoria e práctica y la produción de conocimientos específicos del docente. Presenta testimonios de professores investigadores de três instituciones universitárias desde las acciones que realizan. Y tanbien entrevistas a otros docentes acerca de la realidad de su formación iniciante e continua, com base para la práctica profesional que realizan. El análisis se apoya en las proposiciones de expertos que abordan la educación geográfica y así tanbien las politicas públicas de la educación .
Palabras clave
Políticas públicas; Inclusión; Formación ciudadana.
Downloads
Referências
CALLAI, H.C. Para pensar a Formação dos Professores de Geografia: na realidade do mundo atual e das políticas públicas nacionais. In: OLIVEIRA F. [et al]. Geografias da Esperança - Revistar o Brasil, dialogar com o mundo. Anápolis. Editora UEG. 2024. PG 267-284.
CALLAI, H.C. Estudar o Lugar para compreender o mundo. Ensino de Geografia – Práticas e contextualizações no cotidiano.12 ed. Porto Alegre. Editora Mediação, 2017. p 71-114
CALLAI, H.C.; MORAES, M.M.de. Educação Geográfica, Cidadania e Cidade. Acta geográfica. Edição Especial, 2017,p.82-100.
CALLAI, H.C. (org.). Educação geográfica, reflexão e prática. Ijuí: Editora Unijui, 2011.
CALLAI, H.C. Escola, cotidiano e lugar. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Geografia, Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2010.p.25-41.
CARROL, L. Aventuras e Alice. Tradução e organização de Sebastião U. Leite, São Paulo: SUMMUS, 1980.
LESTEGAS. F.R. El problema de la transposición en la enseñanza de la Geografía; ¿y se la transposición fuese el problema? In: ÁVILA RUIZ, R. M.; LÓPEZ ATXURRA, R.; FERNÁNDEZ DE LARREA, E. (orgs.). Las Competencias profesionales para la enseñanza - aprendizaje de las Ciências Sociales ante el reto europeo de la globalización. Bilbao: Asociación Universitária de Profesores de Didáctica de las Ciencias Sociales. 2007. p. 527-536.
MARQUES, M.O. A Formação do profissional da educação. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2000
MARQUES, M.O. Conhecimento e educação. Ijuí; Livraria Unijui Editora, 1988.
MARQUES, M.O. O educador/pedagogo na relação educativa direta. Contexto e Educação, n. 1, p. 17-30, jan. /mar. 1990.
SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo, globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: HUCITEC, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).