Educação geográfica com jovens
o que as juventudes contemporâneas têm a dizer ao ensino de Geografia?
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v15i25.1524Palavras-chave:
Jovens, Juventudes, Ensino de Geografia, Educação geográfica, Geografias das JuventudesResumo
Este artigo propõe um diálogo sobre as juventudes a partir de uma perspectiva geográfica, iniciando com a definição e conceituação de 'jovens', 'juventudes' e 'culturas juvenis', com base em conceitos e autores que fundamentam o campo. A primeira parte introduz o debate teórico, situando as discussões dentro das questões contemporâneas sobre a juventude. Em seguida, abordamos o campo das Geografias das Juventudes, destacando as ideias centrais que vêm sendo desenvolvidas, como a territorialização das práticas juvenis, as relações com o espaço e o papel da Geografia na compreensão das dinâmicas juvenis. Na sequência, apresentamos resultados de uma investigação sobre a produção de conhecimentos sobre juventudes na Geografia brasileira, destacando tendências e lacunas na produção acadêmica. Este panorama é ampliado com a discussão sobre as Geografias das Juventudes no Ensino de Geografia, a partir de pesquisas anteriores, como a realizada com jovens do Colégio de Aplicação da UFRGS, os TCCs orientados, o curso de extensão "Geografias das Juventudes" e o I Seminário de Pesquisa com Juventudes na Geografia, eventos que promoveram a interlocução entre ensino e pesquisa. O artigo também reflete sobre as contribuições das pesquisas com juventudes na Geografia para a prática docente, oferecendo uma análise sobre como os resultados dessas investigações podem enriquecer as abordagens pedagógicas no Ensino de Geografia. Por fim, a considerações finais apresentam alguns dos principais desafios para a prática docente com jovens no Ensino de Geografia, além das questões que ainda precisam ser enfrentadas na pesquisa sobre juventudes na Geografia.
Palavras-chave
Jovens; Juventudes; Ensino de Geografia; Educação geográfica; Geografias das Juventudes.
Geographic education with youths: what do contemporary youths have to say to the Geography
Abstract
This article proposes a dialogue about youth from a geographical perspective, starting with the definition and conceptualization of 'young people,' 'youths,' and 'youth cultures,' based on concepts and authors that underpin the field. The first part introduces the theoretical debate, situating the discussions within contemporary issues about youth. Next, we address the field of Youth Geographies, highlighting the central ideas being developed, such as the territorialization of youth practices, the relationships with space, and the role of Geography in understanding youth dynamics. Following this, we present results from an investigation on the production of knowledge about youth in Brazilian Geography, highlighting trends and gaps in academic production. This panorama is expanded with a discussion on Youth Geographies in Geography Education, based on previous research, such as that conducted with students from the Colégio de Aplicação at UFRGS, supervised undergraduate theses, the extension course "Youth Geographies," and the First Seminar on Youth Research in Geography, events that promoted the interaction between teaching and research. The article also reflects on the contributions of youth research in Geography to teaching practice, offering an analysis of how the results of these investigations can enrich pedagogical approaches in Geography Education. Finally, the concluding remarks present some of the main challenges for teaching youth in Geography Education, as well as issues that still need to be addressed in youth research within Geography.
Keywords
Youngs; Youths; Geography teaching; Geographical education; Geographies of Youths.
Educación geográfica con jóvenes: ¿qué dicen las juventudes contemporáneas a la enseñanza de Geografía?
Resumen
Este artículo propone un diálogo sobre la juventud desde una perspectiva geográfica, comenzando con la definición y conceptualización de 'jóvenes', 'juventud' y 'culturas juveniles', basándose en conceptos y autores que fundamentan el campo. La primera parte introduce el debate teórico, situando las discusiones dentro de los problemas contemporáneos sobre la juventud. A continuación, abordamos el campo de las Geografías de la Juventud, destacando las ideas centrales que se están desarrollando, como la territorialización de las prácticas juveniles, las relaciones con el espacio y el papel de la Geografía en la comprensión de las dinámicas juveniles. Posteriormente, presentamos los resultados de una investigación sobre la producción de conocimiento sobre la juventud en la Geografía brasileña, destacando las tendencias y vacíos en la producción académica. Este panorama se amplía con una discusión sobre las Geografías de la Juventud en la Educación en Geografía, basada en investigaciones previas, como las realizadas con estudiantes del Colegio de Aplicación de la UFRGS, tesis de pregrado supervisadas, el curso de extensión "Geografías de la Juventud" y el Primer Seminario de Investigación Juvenil en Geografía, eventos que promovieron la interacción entre la enseñanza y la investigación. El artículo también reflexiona sobre las contribuciones de la investigación juvenil en la Geografía a la práctica docente, ofreciendo un análisis de cómo los resultados de estas investigaciones pueden enriquecer los enfoques pedagógicos en la Educación en Geografía. Finalmente, las conclusiones presentan algunos de los principales desafíos para enseñar sobre la juventud en la Educación en Geografía, así como cuestiones que aún deben ser abordadas en la investigación juvenil dentro de la Geografía.
Palabras clave
Jóvenes; Juventudes; Enseñanza de Geografía; Educación geográfica; Geografías de las Juventudes.
Downloads
Referências
ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 05-06, p. 25-36, 1997. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1413-24781997000200004&script=sci_abstract. Acesso em: 23 dez. 2024.
ABRAMO, Helena Wendel. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In: Retratos da juventude brasileira: análise de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005. p. 37-72.
BELLO, Marina de Assumpção; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Geografias das juventudes: estado da arte de trabalhos nos Encontros Nacionais de Geógrafas e Geógrafos (ENG). In: OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel et al. (Orgs.) Anais do I Seminário Brasileiro de Pesquisa com Juventudes na Geografia. Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2024. Disponível em: https://www2.ufjf.br/nugea/wp-content/uploads/sites/338/2024/05/ANAIS-DO-I-SEMIN%C3%81RIO-BRASILEIRO-DE-PESQUISA-COM-JUVENTUDES-NA-GEOGRAFIA-final.pdf. Acesso em: 23 dez. 2024.
BOURDIEU, Pierre. A juventude é apenas uma palavra. In: Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF: Senado Federal, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 23 dez. 2024.
BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Estatuto da Juventude. Brasília, DF: Senado Federal, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2013/l12852.htm. Acesso em: 23 dez. 2024.
CARDOSO, Diogo da Silva; TURRA NETO, Nécio. Juventude, cidade e território: esboços de uma geografia das juventudes. In: Anais do I Seminário de Pesquisa Juventudes e Cidade, 2011, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Disponível em: https://www2.ufjf.br/nugea/wp-content/uploads/sites/338/2019/09/JUVENTUDE-CIDADE-E-TERRIT%C3%93RIO-ESBO%C3%87OS-DE-UMA-GEOGRAFIA-DAS-JUVENTUDES.pdf. Acesso em: 23 dez. 2024.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia – ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Juventudes, ensino de geografia e formação/atuação cidadãs. In: OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (org.). Geografias das Juventudes. Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/256855. Acesso em: 23 dez. 2024.
CORREIA, Vanessa Araújo; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Investigación y lucha política con juventudes: una entrevista con Helena Wendel Abramo. Revista Última Década, v. 32, n. 63, 2024. Disponível em: https://ultimadecada.uchile.cl/index.php/UD/article/view/76666. Acesso em: 23 dez. 2024.
FEIXA, Carles. De jóvenes, bandas y tribus. Barcelona: Ediciones Ariel, 1998.
FEIXA, Carles. De la Generación@ a la #Generación: la juventud en la era digital. Barcelona: NED, 2014.
HALL, Stuart. Race, culture, and comunications: looking backward and forward at cultural studies. In: STOREY, J. (ed.). What is cultural studies?, London, Arnold, 1996, pp.336- 343.
HENKE, Rafael. Juventudes escolarizadas de Igrejinha - RS: entre a escola e a cidade. 2024. [TCC] – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Geografia. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/272044. Acesso em: 23 dez. 2024.
HENRIQUES, Matheus de Paoli; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Geografias das juventudes: a construção do estado da arte em artigos científicos. In: OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel et al. (Orgs.) Anais do I Seminário Brasileiro de Pesquisa com Juventudes na Geografia. Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2024. Disponível em: https://www2.ufjf.br/nugea/wp-content/uploads/sites/338/2024/05/ANAIS-DO-I-SEMIN%C3%81RIO-BRASILEIRO-DE-PESQUISA-COM-JUVENTUDES-NA-GEOGRAFIA-final.pdf. Acesso em: 23 dez. 2024.
MANNHEIM, Karl. Diagnose unserer Zeit. Gedanken eines Soziologen. Frankfurt/M.: Büchergilde Gutenberg, 1952.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; [et al]. Culturas juvenis e temas sensíveis ao contemporâneo: uma entrevista com Carles Feixa Pampols. Educar em Revista, v. 34, n. 70, p. 311–325, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.58145. Acesso em: 23 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; LACERDA, Mirian Pires Corrêa de; NOVAES, Regina Célia Reyes. Juventudes, educação, política e violência: uma entrevista com Regina Novaes. Educar em Revista, v. 37, p. e71209, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/YDXnxFVQ4vDb5PHgDx7BDjL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; PIMENTA, Melissa de Mattos. “Falem bem, falem mal, falem de nós: o que vem se falando sobre as juventudes do estado do Rio Grande do Sul (Brasil) na pós-graduação (2000-2020)?”. In: OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; CASTILHO, R. M.; VIEIRA, C. P.; HENRIQUES, S. (Orgs.). Juventudes Ibero-Americanas: dilemas contemporâneos. 1. ed. Santa Maria: Arco Editores, 2022. v. 1, p. 24-46. Disponível em: https://www.arcoeditores.com/_files/ugd/96abf9_6d061286f3f64790bcdd9129f3202d7b.pdf#Livro. Acesso em: 23 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (org.); PIMENTA, Melissa de Mattos (org.). Juventudes e territórios. Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2023. 221 f. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/256981. Acesso em: 23 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. De marcando a cidade: vivências urbanas de jovens-estudantes do Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/82695. Acesso em: 23 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; OLIVEIRA, Leonardo Brião de. As juventudes escolarizadas e a cidade: um estudo de caso. Revista FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547. Acesso em: 23 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Análise das pesquisas sobre juventudes na pós-graduação da Geografia brasileira. Revista de Geografia, [S. l.], v. 40, n. 3, p. 100–118, 2023a. DOI: 10.51359/2238-6211.2023.259381. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistageografia/article/view/259381. Acesso em: 23 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Geografias das juventudes: a construção do estado da arte na pós-graduação brasileira. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 59–78, 2023b. DOI: 10.22456/1982-0003.130242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/130242. Acesso em: 23 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (org.). Geografias das Juventudes. Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/256855. Acesso em: 23 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel et al. (orgs.). Anais do I Seminário Brasileiro de Pesquisa com Juventudes na Geografia. Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2024. Disponível em: https://www2.ufjf.br/nugea/wp-content/uploads/sites/338/2024/05/ANAIS-DO-I-SEMIN%C3%81RIO-BRASILEIRO-DE-PESQUISA-COM-JUVENTUDES-NA-GEOGRAFIA-final.pdf. Acesso em: 23 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Geografias das juventudes: mapeando espacialidades juvenis. GeoPUC, Rio de Janeiro, v. 16, p. e00090, 2024a. Disponível em: https://geopuc.emnuvens.com.br/revista/article/view/90. Acesso em: 23 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Do direito ao território e à mobilidade: análise das propostas enviadas à IV Conferência Nacional de Juventude. Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia, v. 16, p. 239-264, 2024b. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/geoinga.v16i1.70880. Acesso em: 23 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Explorando propuestas para la IV Conferencia Nacional de la Juventud: el derecho a la comunicación y libertad de expresión. Última Década, v. 32, p. 10-36, 2024c. Disponível em: https://ultimadecada.uchile.cl/index.php/UD/article/view/74922. Acesso em: 23 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; SILVA, Gabrielle Bezerra da. Perspectivas de jovens estudantes sobre a ‘Reforma’ do Ensino Médio: um estudo em Porto Alegre/RS. Revista Educação & Emancipação, v. 17, p. 492-509, 2024. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23474/13407. Acesso em: 23 dez. 2024.
PAIS, José. Machado. Culturas juvenis. 1. ed. Lisboa: Temas Portugueses, 1993.
PAIS, José. Machado. Ganchos, tachos e biscates: juventude e trabalho no Porto de Lisboa. 1. ed. Lisboa: Edições Machado, 2001.
PAIS, José Machado; LACERDA, Miriam Pires Corrêa de; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Juventudes contemporâneas, cotidiano e inquietações de pesquisadores em Educação - uma entrevista com José Machado Pais. Educar em Revista, n. 64, p. 301–313, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.50119. Acesso em: 23 dez. 2024.
PETRÓ, Sandro Monticelli. Escutar as juventudes para preservar a natureza: estado da arte das publicações nacionais de pós-graduação sobre jovens e meio ambiente. 2023. [TCC] – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Geografia. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/257359. Acesso em: 23 dez. 2024.
SANTOS, Gabriela Borba Bispo dos; OLIVEIRA, Leonardo Brião de; BARBOSA, Júlia Silveira; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Culturas Juvenis: Um Estudo Sobre as Vivências dos Estudantes do Colégio de Aplicação da UFRGS. Revista FSA, Teresina, v. 16, n. 2, mar./abr. 2019. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1729. Acesso em: 23 dez. 2024.
SANTOS, Gabriela Borba Bispo dos. Ser jovem, ser mulher, ser negra, ser professora de Geografia: as jovens licenciadas negras em Geografia e sua formação. 2023. [TCC] – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Geografia. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/264367. Acesso em: 23 dez. 2024.
SANTOS, Célio José dos. Geografias insurgentes: práticas espaciais e a luta pela autonomia da juventude negra e periférica em Salvador-BA. 2022. 335 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36953. Acesso em: 23 dez. 2024.
SILVA, Bruno Gaspareto. Juventudes, ensino de Geografia e educação popular: um estudo sobre jovens de cursinhos pré-vestibulares populares na região metropolitana de Porto Alegre. 2023a. [TCC] – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Geografia. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/267116. Acesso em: 23 dez. 2024.
SILVA, Gabrielle Bezerra da. A "Reforma" do ensino médio pela perspectiva de jovens escolarizados: estudo de caso em uma escola da rede pública estadual em Porto Alegre-RS. 2023b. [TCC] – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Geografia. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/264376. Acesso em: 23 dez. 2024.
SILVA JUNIOR, José Inácio da. Geografias da fome: uma análise qualitativa das "fomes" das juventudes brasileiras. 2024. [TCC] – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Geografia. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/273069. Acesso em: 23 dez. 2024.
SILVA JÚNIOR, José Inácio da; NEDEL OLIVEIRA, Victor Hugo. O estado do conhecimento das publicações sobre juventudes no XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. No prelo, 2025.
TURRA NETO, Nécio. Enterrado, mas ainda vivo!: identidade punk e território em Londrina. 2001. 179 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2001. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/afbba876-6b9e-4c46-87fc-b0f2dc63f66a. Acesso em: 23 dez. 2024.
TURRA NETO, Nécio. Múltiplas trajetórias juvenis em Guarapuava: territórios e redes de sociabilidade. 2008. 533 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Presidente Prudente, São Paulo, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/259650d6-0b9b-4542-b876-2be1ec088cbb. Acesso em: 23 dez. 2024.
WILLIS, Paul. Common culture: symbolic work at play in the everyday cultures of the young. Milton Keynes: Open University Press, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).