O ENSINO DE GEOGRAFIA EM DIFERENTES CONTEXTOS: os desafios da atuação docente na Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.402Palavras-chave:
Ensino de Geografia. Relação campo cidade. Educação do Campo.Resumo
Este artigo insere-se no conjunto de considerações sobre a constante necessidade de reflexão para o ensino de Geografia e para a atuação docente. O artigo teve como objetivo principal refletir sobre a importância dos professores desta área considerarem o ensino de Geografia em diferentes contextos e pensarem os processos de formação de educadores do campo. Na metodologia, foram empregados procedimentos de estudos bibliográficos e de pesquisas com temática correlata, buscando estabelecer as relações entre Campo e Cidade na contemporaneidade, com foco principal nas relações vividas no estado de Goiás. Em seguida, buscou-se analisar obras e documentos cujo objetivo principal fosse discutir o Ensino de Geografia e a Educação do Campo. Por fim, discute-se a importância de ensinar Geografia pensando os diferentes contextos em que pode estar inserido. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de reflexão dos docentes quanto ao espaço vivido de seus alunos, para assim contribuir para a formação de indivíduos capazes de (Re)existir em um campo com fortes influências mercadológicas.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino de Geografia. Relação campo-cidade. Educação do Campo.
THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN DIFFERENT CONTEXTS: the challenges of teacher activity in Rural Education
ABSTRACT
This article is part of the set of reflections on the need for constant reflection to the teaching of Geography and the teaching performance. The article aimed to reflect on the importance of geography teachers consider teaching Geography in different contexts and think the process of field teacher training. The methodology were employed procedures of bibliographic studies and research on related topics in an attempt to establish the relationship between field and city nowadays, with main focus on the lived relations in the state of Goiás. Then sought, to analyze works and documents, whose main objective is to discuss the Geography Education and Rural Education. Finally, discuss the importance of teaching geography, considering the different contexts that can be inserted. The results of this research indicate the need for reflection of teachers, as the living room of his students, thus contributing to the formation of individuals capable of (Re) exist in a field with strong marketing influences.
KEYWORDS
Geography teaching. Relationship field-city. Rural Education.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).