O ENSINO DE GEOGRAFIA EM DIFERENTES CONTEXTOS: os desafios da atuação docente na Educação do Campo

Autores

  • Priscylla Karoline de Menezes Doutoranda em Geografia na Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.402

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Relação campo cidade. Educação do Campo.

Resumo

Este artigo insere-se no conjunto de considerações sobre a constante necessidade de reflexão para o ensino de Geografia e para a atuação docente. O artigo teve como objetivo principal refletir sobre a importância dos professores desta área considerarem o ensino de Geografia em diferentes contextos e pensarem os processos de formação de educadores do campo. Na metodologia, foram empregados procedimentos de estudos bibliográficos e de pesquisas com temática correlata, buscando estabelecer as relações entre Campo e Cidade na contemporaneidade, com foco principal nas relações vividas no estado de Goiás. Em seguida, buscou-se analisar obras e documentos cujo objetivo principal fosse discutir o Ensino de Geografia e a Educação do Campo. Por fim, discute-se a importância de ensinar Geografia pensando os diferentes contextos em que pode estar inserido. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de reflexão dos docentes quanto ao espaço vivido de seus alunos, para assim contribuir para a formação de indivíduos capazes de (Re)existir em um campo com fortes influências mercadológicas.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de Geografia. Relação campo-cidade. Educação do Campo. 


THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN DIFFERENT CONTEXTS: the challenges of teacher activity in Rural Education

ABSTRACT

This article is part of the set of reflections on the need for constant reflection to the teaching of Geography and the teaching performance. The article aimed to reflect on the importance of geography teachers consider teaching Geography in different contexts and think the process of field teacher training. The methodology were employed procedures of bibliographic studies and research on related topics in an attempt to establish the relationship between field and city nowadays, with main focus on the lived relations in the state of Goiás. Then sought, to analyze works and documents, whose main objective is to discuss the Geography Education and Rural Education. Finally, discuss the importance of teaching geography, considering the different contexts that can be inserted. The results of this research indicate the need for reflection of teachers, as the living room of his students, thus contributing to the formation of individuals capable of (Re) exist in a field with strong marketing influences.

KEYWORDS

Geography teaching. Relationship field-city. Rural Education. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscylla Karoline de Menezes, Doutoranda em Geografia na Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Professora do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), da Universidade Federal da Goiás (UFG). 

Downloads

Publicado

14/08/2017

Como Citar

Menezes, P. K. de. (2017). O ENSINO DE GEOGRAFIA EM DIFERENTES CONTEXTOS: os desafios da atuação docente na Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 7(13), 456–470. https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.402

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.